Seria seu aniversário, papai, se não tivesse ocorrido tão cedo a sua partida.Deixou seu exemplo, suas atitudes de amor, amizade .Seu profundo respeito pela familia.A graça de viver com alegria, aproveitar momentos e fazer um trajeto onde seus passos se tornaram inesqueciveis.
Lembro que não gostava muito deste dia.Era avesso á bolos, velas e cantorias para você.Mamãe um dia preparou uma surpresa em um restaurante ,o que desgostou sua intimidade e conceito sobre a data.
Mas, se falando em familia era então um prazer estar com todos reunidos para celebrar com seu charuto, seu prato predileto,os netos ao redor.
Foi então que sem saber estavamos preparando o ultimo almoço.
Era férias, minha avó Gertrudes,sua mãe, conosco,feliz por poder fazer duas incriveis receitas que ele adorava.Lingua recheada e rãs!!Hah!Papai!Como era extravagante e ousado!Como passava por cima de regras impostas e seguia seu caminho com coragem em tudo. Até para comer!Seu olhar ,uma reta meta!Brincalhão, adorando uma piada,muitos amigos e uma boa conversa!!Estudioso,interessado no mundo,nas viagens,na história, nas leis,na Previdencia Social..
Mas a familia era seu tesouro particular e ninguem poderia tocar naquela parte secreta de seu caminho.Bravo!Muito bravo!Amoroso e paciente.
Então ,ainda era o tempo da Caravan e junto com os três meninos fomos com vovò ao Ranario de Casa Branca!Eles estavam impossiveis este dia e para chegar lá, não foi facil.
Pela primeira vez visitava um Ranario e aquelas figuras esqueleticas com suas pernas dobradas, me causaram uma impressão horrivel.Os meninos adoraram e corriam pelos tanques cheios de curiosidade!Minha avó, feliz escolheu o petisco melhor!
Foi incrivel nossa volta com o sol batendo ,as crianças exaustas e a felicidade de uma mãe carinhosa que prepararia seu almoço exótico para um filho querido.
Mamãe não compareceu.Muitas vezes penso que a vida não é criativa, pois vemos o mesmo filme várias vezes!!Tem sempre um alguem que corta o barato, um outro que quer ser feliz, uma amorosidade no ar meio desperdiçada.Meu pai chegou entusiasmado,cheio de alegria para passar com os netos esse aniversário de 63 anos, na chacara.Minha saudosa Cida ajudou vovò com a Lingua,o vento soprava na varanda e as risadas da criançada se espalharam pelo ar ao ver as rãs fritinhas!
Ouço até agora a voz de minha avó:Alcides,fiz a Lingua que tanto gosta!E tem rãs tambem!
A vida nos dá momentos como esses que ficam na memoria afetiva e nunca se apagam.
Na ingenuidade as pessoas saboreiam cada segundo,olham, abraçam e nesta fusão de amor se faz um elo .A luz é intensa,a harmonia perfeita.
Este elo que sem saber meu pai foi procurar na minha casa ao fazer 63 anos.A vontade de estar com os seus,sem velas, cantorias,na intimidade que se faz na unidade.Foi buscar o convivio com a mãe,que tinha saudade.
Ela se foi em Dezembro do mesmo ano e a vi na capela muitas vezes com o terço nas mãos preocupada com o filho.Acho que ela sabia.
Ele se foi em Maio seguinte.
Nós não sabiamos, mas era nosso almoço memoravel e inesquecivel.
Tão simples e singelo,com as andorinhas sobrevoando a varanda,o perfume das flôres de jabuticaba e o riso solto de papai abraçando os netos!A sobremesa,o café, o charuto!O carinho de mãe para o filho!
Um aniversário como você desejou!E assim foi!
Nenhum comentário:
Postar um comentário