Alí,na Praça de São Marcos,uma história da humanidade se divide entre o ontem dos doges com seu Palacio de colunas simetricas,lembrando o poder que se estendia por todo Mediterraneo até Constantinopla,a linda Basilica de San Marco,onde repousa os restos mortais do evangelista,Padroeiro de Veneza,Campanario,com seus 98 metros lembrando Galileu Galilei usando seu telescopio ,a torre dell'Orologio famosa com o simbolo do Leão ,com mostradores tão perfeitos que contam sobre os olhos arrancados dos construtores Desta maravilha.
Portanto sentar alí e apreciar cada canto faz uma gravação na nossa memória.Muitos de nossos sonhos,voltando no tempo,com personagens diferentes,ao som das orquestras,no agora,no momento,misturado com barracas de camisetas e souvenirs,novos sabores nos antigos cafés,casas de cambio e muitas lojas oferecendo Murano.Uma festa aos olhos,aos sentidos e um hino ao ontem.
As figuras de bronze do Orologio tocaram ao mesmo tempo que o Campanario e fica a pergunta:Será mesmo que os criadores deste mostrador maravilhoso foram vitimas de tanta crueldade??
Mas ,lá estão os ponteiros,mostrando os signos do zodiaco,as fases da lua e os leões como testemunha!
Veneza é para se ver à pé e a curiosidade vai tomando conta de nossos passos e quando se vê andamos mais do que imaginavamos.Foi Assim que chegamos à famosa Ponti dei Suspiri.
Lembro do rapaz do navio que brincava com os desejos que fazemos em relação aos amores para passar por ela.Muito engraçado,o dele era o cartão de credito!!
Mas esta ponte onde hoje colocam sonhos,foi registrada com esse nome devido ao fato dos suspiros dos prisioneiros ao atravessarem do Palazzo Ducale para a prisão.Nada romantico!Mas em tudo se vê um encanto,um mistério,brotando em cada esquina.Nas pontes,canais com gondoleiros cantando.Para ser um deles é preciso muito treino e bastante dinheiro.Uma profissão que passa de pai para filho.
Veneza se tornou parte do Reino da. Italia em 1866.
Muitas mudanças aconteceram.Vários poetas
alí deixaram suas marcas como George Sand eMusset.Thomas Mann,William Shakespeare,Lord Byron,Charles Dickens e meu querido Ernest Hemingway que se Reunia com os amigos no Harry's .
E nomes como Marco Polo,Casanova .Um conhecido por expedições,outro por seus amores.
Veneti significa,nobre o que justifica tantas celebridades percorrendo esses canais em suas gondolas.
Nos dias de hoje é bem interessante ver os gondoleiros com suas camisetas listradas falando no celular!Uma cena que não vou esquecer.
Assim,encantadas com nossa caminhada,fomos descobrindo cada Campo,como são chama das as praças.Cada ponte das muitas existentes.Foi Assim que ao chegar no Palazzetto ,Já exausta, Parei de reclamar das acomodações e Fui conhecer o apartamento de Principessa!
Non sei Principessa??Guarda qui bello!
E ali o imenso apartamento com tres quartos ,dois banheiros e cozinha voltados para o Grand Canal me conquistou com sua vista magnifica.Veneza se descortinava como um romance eterno.Um caso de Amor.Esta cidade me fascinava à cada minuto.
Vaporetos passavam,a agua sussurrava,os water taxi volteavam com seus passageiros em pé para olhar nossas janelas góticas.Dorsoduro na frente com sua majestade!!
A tarde terminava no horizonte e fiquei feliz por essa escolha tão espera da!
Nenhum comentário:
Postar um comentário