O sol constante e o céu azul eram cumplices deste passeio dominical.Depois de um delicioso almoço noLinea D'Ombra conseguimos encontrar o ponto do vaporetto em Zattere.As aguas refletiam nessa tarde a magia de uma cidade que registra seu mistério nos angulos mais escondidos e cada parada do vaporetto mostra uma face diferente .A ilha só de hospitais onde as ambulancias Chegam com suas cores vivas.Lanchas rápidas para os doentes.Mas penso que mesmo Assim deve ser muito vagaroso o atendimento.Melhor não adoecer!!
Chegamos à Murano . o fascinio de suas lojas beirando os canais que serpenteiam esta. Ilha de cor.
Desde 1291 foi escolhida para ser a sede das inumeras fabricas de Cristal.Os fornos faziam muita fumaça na cidade de Veneza.
Adoro cristal de Murano e Temos bons na cidade de Poços de Caldas,pois familias Venetas que se mudaram para essa região,levaram a tecnica,a arte e toda experiencia neste setor.
Sinto falta de peças de bijouterias e pequenos docinhos ,balas,aneis,Lindos pratinhos e medalhas.O dono de uma dessas fabricas me explicou ser dificil a mão de obra dessas peças menores.Mas alí em Murano é muito comum.
Foi uma tarde de entra e sai nas lojas em busca de todas as novidades.É lindo ver Aquela bola de fogo se moldando nas mãos habeis dos artesãos.Incrivel trabalho,inspiração e muita pratica.
Comprei balinhas,doces ,puseiras e corações.Vasos,anforas,fruteiras trabalhadas com desenhos incriveis São apenas para olhar,apesar do serviço de entrega no Brasil.
Os lustres maravilhosos e objetos de decoração são uma festa aos olhos!
Murano tem umaBasilica famosa e um lindo museu do vidro.
Mas o ultimo vaporetto chegava e se perdessemos ficariamos al mare como disse o italiano para mim.
Descemos no ponto perto da Praça de São Marcos.
Naquele ponto as barracas de mascaras aparecem com seus desenhos coloridos e diversos.
Não queira colocar a mão perto,pois a gentileza italiana está pronta para te tirar dalí com um gesto de desaprovação de imediato.Acredito que esta foi a razão de não comprar nenhuma.
Elas no passado pela ocasião do Carnaval preservavam a identidade de quem as usava.Com lagrimas ou pedras,flores ou arabescos hoje são feitas de papier-mâché ou plastico O modelo mais excentrico,do nariz curvo foi criado para os medicos durante epidemias e ali colocavam ervas perfumadas para filtrar o ar poluido.
Caminhando pelo lindo jardim à frente deixei à esquerda meu sonho encantado:Harry's onde Hamingway se encontrava com os amigos e onde se come o verdadeiro Carpaccio de Cipriani.
Mas,fica para a próxima.
Sentamos exaustas para ouvir musica na Praça de São Marcos e o sol se despedia.Muitos tomavam o famoso Spritz,podia reconhecer pela cor.Feito com vinho Branco,Campari e agua mineral.rodelas de limão.Lembrei de meu pai que tomava comigo nas noites de calor.
A missa nos esperava depois Desta tarde de indescritivel beleza.Santo Stefano,onde rezei por meu amigo de infancia que faleceu inesperadamente nos dias em que estava fora.
Sidney,recebeu minha homenagem alí, naquela igreja do tempo de Napoleão,onde Muitas histórias estão impressas nas suas vigas de barqueiros no teto,nos quadros deTintoretto na sacristia.
Nesta atmosfera do sagrado terminava Nosso Domingo.
Uma boa pasta na trattoria do Campo de Santo Stefano e a noite chegando...
Nenhum comentário:
Postar um comentário