A maior área de lazer de Barcelona fica em Montjuïc.
Era uma terça -feira,5 de Maio,o tempo melhorando, o sol tímido se apresentando e a ideia de ir para Montjuïc estava me tentando.
Este monte repleto de jardins,rodeado de alamedas arborizadas ,tem no topo um lindo castelo.
Possui um teleférico com muita fila para os apreciadores de alturas.De fato,um dos lugares onde se avista Barcelona na sua beleza com as montanhas abraçando a pérola do Mediterraneo.Ali fica a Plaça d'Espanya ,a fonte Mágica,o Palau Nacional,o Poble Espanyol.
Mas para mim o fascínio é a Fundação JOan Mirò,onde me transporto para o inedito no talento deste pintor que brinca com as cores de uma forma talentosa .
A história de Mirò com sua pintura desde o começo,quando era ainda bastante tradicional e sua técnica onde as cores eram sóbrias,até o verdadeiro e irrequieto pincel se desenvolver nas telas,papéis e madeira.
Uma tapeçaria gigantesca cobre a primeira sala .A imaginação corre solta com aqueles pontos dados em lã grossa obedecendo os traços de origem.
Ele era um revolucionário e de todas as suas obras,Paro estatica,quase hipnotizada na minha tela predileta:Lá Sonrisa de una Lágrima
A bandeira da Espanha e a lágrima de alegria por ser liberta de Franco.
Mirò,como outros se distanciou de seu país com a ditadura.Morou em Paris e só voltou à Espanha depois da queda de Franco,residindo em Maiorca,onde morreu.
O museu é todo de vidro com janelas enormes dando para um lindo jardim.
Pode-se admirar a cidade lá embaixo .Na frente às florestas de Montjuïc.
Do outro lado a montanha onde se encontra Tibidabo,que ficará para a próxima!
No Gift Shop encontrei lindas lembranças e aproveitei para comprar a capa de Meu IPhone .
Tenho muitas recordações deste lugar e adoro abrir a bolsa e encontrar um pouco da arte genial de Mirò dentro dela com um porta óculos,ou um porta IPhone.
Viajar é sempre transportar uma fatia deste doce momento para o nosso cotidiano.
Almoçamos no charmoso restaurante que já havia conhecido em 2013.
O prato foi uma surpresa agradável e deliciosa.
No meio de um purê de batatas,choriço em fatias,que lá se chama butifarra negra.No topo um ovo frito!Cercado de creme de cebolas.Muito bom!!
O serviço é lento, mas como ninguém ali tem pressa,espera-se com paciência .
É lindo ver famílias com filhos de todas as idades reverenciando cada quadro,aprendendo,observando.
Depois de muitas fotos,o passeio pelo jardim.Pegamos um táxi que nos levou ao Castelo famosa construção de 1640.Maravilhoso.
Mas ainda tínhamos um pouco da tarde e fomos para o Palau de Lá Musica Catalana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário