domingo, 29 de junho de 2014

A encantadora Malaga

Chegamos em Malaga no dia 7 de Maio,depois de ter passado pelo Estreito de Gibraltar de madrugada.Acredito que a idéia do Capitão era chegar bem cedo, para podermos aproveitar as belezas que esta segunda cidade mais importante da Andaluzia nos oferece.
Ano passado a passagem pelo Estreito de Gibraltar foi à noite e uma festa, sentarmos para apreciar com os amigos as luzes da África e da Europa.Emocinante,com muita curiosidade,todos com sua taça de sopa nas mãos no Solarium,se prevenindo do vento e protegendo do frio.
Desta vez era muito cedo,quase 6 da manhã e com o nevoeiro não se via quase nada.
O espetáculo estava por vir.
A estrela era Malaga,a antiga preferida pelos Fenicios e agora  pelos turistas e pela nobreza tal qual sua vizinha Marbella.
Logo que o navio foi chegando,via-se Alcazaba ao longe.
Também se avistava a catedral,a famosa La Manquita ( a maneta),por ter uma só torre,por ser inacabada.
Nossa excursão percorreu as ruas floridas de petunias  pink,gerânios vermelhos e plátanos fazendo sombras pelas calçadas históricas.O mercado antiquissimo com sua entrada em arquitetura moura,as casas bem projetadas na encosta das montanhas até o ponto mais alto.
O castelo mourisco de Gibralfaro,pelo parque ,onde se descortina a imensa baia da cidade,com uma vista espetacular.A Plaza de Toros.
É então que podemos desfrutar desta natureza pródiga,com o perfume de alfazema no ar.Grandes pinheiros formando um bosque.Lá embaixo a Costa do Sol,onde a estrela é Malaga sem dúvida.
Nesta cidade ensolarada,banhada pelo Mediterraneo e produtora do delicioso vinho doce ,nasceu o gênio da pintura Pablo Picasso.Hoje sua casa pode ser visitada e pertence à Fundação Picasso.
Me chamou atenção a linda catedral e estava ansiosa para entrar,pois tenho devoção à Nossa Senhora das Vitórias.Era dia do falecimento de minha mãe,e com certeza,tão espanhola,só lá uma oração especial.
Dentro,vários estilos,mas como rainha Nossa Senhora das Vitórias!
A praça,com seus umbrellones,cafés e todos charme da Andaluzia!!
Me identifico muito com esse cenário,por ser minha bisavó Carmen de origem espanhola.
Agora uma pausa no lindo restaurante me faz lembrar que já estive alí com meus pais.
Peço um Pan com tomate,jamon,diet.
Aprecio a entrada desta magnifica catedral e me recordo que nesta cidade nos arroubos da adolescencia peguei um estranho vírus por entrar na piscina quase congelada!!
Este sol engana!!
Falo com meus filhos pelo WhatsApp,espero o grupo que volta pelas ruas de pedras e deixo um pouco de mim, alí na praça desta cidade que ainda usa troles para seus visitantes .
Malaga dos meus sonhos de antes,agora fizemos juntas uma nova leitura
Me alegro por ter te visitado, tão florida e acolhedora.
Até breve!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário