sábado, 10 de novembro de 2012

Chapultepec

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           O  dia amanheceu iluminado.O céu azul ,o sol esquentando, as ruas se preparando para a festa De Los Muertos.As largas avenidas vestidas de flores amarelas delineavam meu caminho:Chapultepec!
Este gigantesco parque com arvores de muitas regiões, no alto abriga o Palacio onde viveu o imperador austriaco Maximiliano.Ali muito da história do Mexico.Nas suas alamedas alegres com crianças brincando se descortina um imenso lago com pedalinhos .Lá a fonte de Diego Rivera:Tlaloc(Deus da chuva).Para ver este parque é necessario dias e dias, pois o Zoologico fica alí como tambem o Jardim Botanico.No meio, barracas com guloseimas e os famosos carrinhos de frutas com todas elas recortadas em forma de flôr.Melancia (sandia)(Abacaxi(ananas)Bananas(platanos) e outras tantas enfeitadas e cobertas com um fino plastico para ser degustada.Deveria ter tirado uma foto deste espetaculo que me fascinou.Assim como os copos com Amaranto!!
Na verdade me encaminhei para o Museu de Antropologia(que adoro).Amo a história dos povos,de civilizações diferentes que abrem um leque na nossa mente e vão nos acrescentando saber.
Minha mãe havia descrito sua entrada neste museu com a surpresa da fonte que parece um enorme guarda-chuva aberto, com água caindo em abundancia.Infelizmente neste dia estava desligada,o que não impediu minha admiração pelo lago com peixes e papiros e a arquitetura moderna e sofisticada.
Este pátio com lago,plantas e peixes dá acesso á12 galerias.A história do Planalto Central e cinco ao Mexico.A maior sala fica a cultura Maia.As cabeças de pedra entalhada,as figuras dos animais considerados sagrados(como tartaruga e sapos) nos prende o olhar assim como as estelas.Toltecas(artistas)ficam em outra sala.Um interessante marcador de jogo de bola e muita ceramica.Mas a maior delas se destina à mostrar sobre os Astecas, guerreiros,com sacrificios impressionantes.Há uma maquete para mostrar como eram antes dos espanhóis chegarem comandados por Hernan Cortes.As esculturas em pedra obsediana(que fazem souvenir até hoje) retratam suas crenças,seus valores.Esta pedra é vulcanica..Impiedosos, removiam o coração das pessoas em sacrificios de uma brutalidade incrivel.No meio de tudo, a Pedra Do Sol!
Acreditavam que viviam na ultima criação do mundo. Sua escrita,parecida com a egipcia e seus documentos de compra e venda são interessantes.A capital do Imperio Asteca é retratada com muita arte por Diego Rivera no Palacio Nacional.
Pois ali, no Zocalo, ficavam as Piramides ,alamedas, lagos,aqueduto,para água potavel.Uma muralha cercava a cidade.Por ser esse solo muito umido,a catedral que fica no Zocalo,onde era o Lago de Texcoco está afundando.Altares de ouro ameaçados.
Mas voltando ao Museu de Antropologia,há necessidade de muitos dias para conhece-lo bem.Fiquei feliz de ter desistido de Los Cabos para poder usufruir dessas maravilhas com calma.Ali uma lojinha fascinante com lembranças e livros e onde comprei meu ingresso para o Ballet Folklorico no Museu de Bellas Artes.Assim está no ticket!Me despedi de Chapultepec com os bandoleiros cantando lá no alto do mastro com cordas, esperando alguns pesos ao descer.Uma festa!
Mas a noite de musica e cores me esperava neste encontro inedito !
E então a história se mescla com os sabores, as buzinas dos carros com seus pintores,sua culinária deliciosa com sua gentileza!
Este é Mexico!
A cidade que faz a união nas diferenças!
Faz seu coração pulsar forte!
Não pela altitude, que muitos reclamam, mas por sua riqueza!
Preparem-se ainda temos muito à ver!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário