Para os mexicanos o Dia de los Muertos é mais do que um feriado,é uma celebração como tudo.
A crença popular diz que os mortos tem permissão de visitar seus queridos neste dia e com muita afeição os esperam.As ruas ficam enfeitadas de cravinias amarelas como as da foto que coloquei.O malmaquer(cempasúchil) é usado nas janelas das casas,vendido nos sinais e colocado nos altares que são feitos nos mercados e jardins.A morte é representada com humor.Há caveiras para vender em toda parte.Comidas preferidas são feitas e como uma rosca de Natal ou Pascoa,há a deste dia.
El Pan de Muerto!Todos os dias havia um pequeno,redondo à minha espera no café da manhã.Como havia açucar, não comi e procurei o livro com sua receita para fazer aqui.Brinquei com a moça da livraria:Por favor quiero saber la preparacion de Pan de La muerte!No señora ;Es Pan de Muerto!
Assim tenho agora minhas receitas de todos os pueblos com diferentes ingredientes e nomes.Eles usam um refrão:De limpios y tragones estan llenos los panteones( que são os cemitérios)E fazem com aquele carinho pequenos bonecos que chamam de:Muertitos.
Para nós parece muito tétrico e para eles não.O que comprova que cada um tem uma visão sobre o mesmo tema.Os povos tem suas culturas e aprender à respeita-las é um passo à frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário