México era para mim uma lenda.Uma linda mensagem não só pelos Maias e Astecas ,pelo artezanato colorido,mas pelas horas de conversa de meus pais comigo.
Eu estava naquela época fazendo minha história pessoal, criando filhos, educando, levando na escola e providenciando tudo.Portanto ouvir sobre o México era o irreal,o sonho que não passava na minha mente.Sòmente no coração e na devoção à Nossa Senhora de Guadalupe!
Mas a vida tem seus caminhos, suas surpresas e descortina ineditos e maravilhosos rumos.
Meu neto havia ganho no sorteio de um shopping uma viagem para Disney e muito entusiasmada comprei tambem.Tudo virou do lado do avesso e fiquei com meu ticket na mão que expirava em Novembro.Liguei para Tam e disse:quero mudar isso hoje!Sim ,tenho opções.E me deu a data 20 de Outubro ,Mexico.Era o aniversário de minha amiga Rosa que acabava de falecer e era devota de Nossa Senhora de Guadalupe.Disse à ele;É esta a data!Ótimo!
Daí as forças do universo foram conspirando à meu favor.Ganhei de uma amiga querida o guia do Mexico, de outra o livro sobre comida tipicas e sua história que ela mesmo escreveu e continuei lendo Vogue Mexico que adoro para aprender o espanhol.Fui vendo cada detalhe e numa das reportagens se falava do Hotel Geneve,um hotel museu,onde se hospeda o escritor peruano que adoro: Mario Vargas LLosa e onde Frida Kahlo,Churchill,Marlon Brando e presidentes de Espanha haviam estado.
Recortei aquela página,olhei muitos meses aquele monumental e histórico salão imaginando como seria.Duas amigas haviam estado em julho na cidade do México e me avisaram para não ficar no Cortês por estar a Alameda Central em reforma.De Miami,Rosalia me dizia:fica na Zona Rosa!
Assim o puzzle foi se formando e até as vesperas eu ainda não sabia se poderia ir.
Encontrei uma médica que preparou uma formula para meu problema com a coluna e 3 dias antes o sol chegou.Sol ou soldi??
Enfim,parti rumo ao desconhecido totalmente sòzinha!Eu e Deus!Obvio que Rosa me olhava lá de cima e Nossa Senhora de Guadalupe me aguardava.Mas as surpresas me esperavam!Não é Senhor de Los Milagros??No avião,conheci Pollyanna e a conversa foi tão boa que não senti as 9 horas de Vôo!Minha heroina da infancia existia e estava ao meu lado!!
A chegada,as malas, a distancia percorrida,o cansaço foram desfeitos na noite bem dormida.
A reserva pelo booking foi maravilhosa o global travel sensacional e o hotel me recebeu com suas paredes cheias de livros, quadros e antiguidades num abraço de reconhecimento.
O café no Restaurante Veranda me encantou com seus pássaros cantando,as familias se confraternizando e falando alto na mesma musica que que os pássaros.As crianças robustas,morenas e felizes neste domingo especial.Eram pessoas do interior que vinham para a capital para o fim de semana.As paredes cobertas de plantas,o serviço perfeito.Começava então a minha afetividade por esse povo encantador.Diria:Mexico mi amor!!
Se você gosta de comer bem:Vá para o México!
Se você gosta de história:Vá para o México!
Se gosta de arte, museus ,musica:vá para o México!
Coloque-se disponible para receber toda essa energia como um chilli nas veias!
Abrace esta cidade que tem muitos pontos em comum conosco e deixe-se abraçar porque você fará uma viagem no tempo de mais de 100 anos A.C no meio do carinho,do riso,da arte e do mistério.
Assim começa nossa aventura e aguarde,pois é um prazer descrever cada detalhe.
E se você não é de chorar como eu, saiba, chorará muito!De pura emoção!
A mesma que me toma agora e me impede de continuar por hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário