A las 11 como sempre me encaminhava para passear e conhecer um pouco mais deste povo patriota,com uma amabilidade sem igual.Desta vez o destino era Coyoacán nos arredores da cidade onde se encontra a casa de Frida Kahlo.Meu interesse era enorme pois suas pinturas muitas vezes mórbidas contrastavam com aquele lindo rosto de pele perfeita com os cabelos negros e olhos vivos.Diego Rivera foi seu grande amor e estiveram casados por 10 anos mais ou menos.Se separaram e casaram novamente cada um vivendo numa casa.Sábia!Era um homem mulherengo e como disse ao motorista:Feio!
Que se passa com Frida?Se enamorar de Diego??
La arte señora!!Conversava muito com ele e ficava assim sabendo sobre costumes,crenças e como são.
Diego era um pintor fantastico e muralista .Levou 15 anos para pintar o primeiro andar do Palacio Nacional que fica no Zocalo(de 29 à 45).Na praça principal de Coyoacan muito artesanato,onde comprei marcadores de Hauaca feitos à mão.O convento ao lado da igreja mostra a arquitetura barroca com geranios e vasos floridos nos arcos .Aos domingos e feriados fica cheio de gente interessada na história e nos excelentes restaurantes que servem Pozoles e quesadillas.Bebem um suco:sangrita. fFeito de tomate e laranja,sal, limão e tabasco para acompanhar uma tequila.
Bem colonial, as ruas estreitas, os café com suas mesas na calçada,parece que o tempo não passou.
A casa de Frida, chamada:Casa Azul é pitoresca, com janelas dando para um pátio e dentro sente-se que apesar de seu tormento com a coluna e a perna amputada viveu mostrando fortemente a alegria .Seu quadro de melancias diz:Viva La Vida!
"Pés ,para que los quiero se tengo asas para vollar".Na mesma rua a casa de LeonTrotsky,seu amigo e talvez amante.
A irreverente Carmen Frida Kahlo começou à pintar por ter tido poliomelite aos 6 anos e nunca mais parou.Em pequena tinha uma amiga imaginaria o que lhe deu inspiração para pintar o quadro"As Duas Fridas"
Não gostava dos americanos e chamava os E.U de Gringolandia.Dizia não saber conviver com pessoas que sempre queriam ser SOMEBODY.Não aceitava regras e nas suas palavras ácidas se referia à Diego como aquele que nunca amaria ninguem à não ser ele mesmo.Suportou muitas infidelidades por achar fidelidade uma questão ultrapassada.
Esse gênio de pessoa,pintava na cadeira de rodas ou na cama e o desafio de todos os dias estava alí naquela porta aberta para o jardim no segundo pavimento da casa.Escaleras e mais escaleras!Mas, quem sou eu para reclamar diante da mulher chamada Frida Kahlo??Uma brava e corajosa artista?
Um icone,retratado no filme Frida,onde a atriz Salma Hayek interpreta a pintora.Por sinal o orgulho dos mexicanos são artistas celebres como ela, Penelope Cruz e Banderas,que se hospedam no Casa Vieja em Polanco apesar de terem suas Haciendas fora da cidade.
Diego tambem muito diferente ,constroi uma casa enorme de pedras vulcanicas,o que deixa bem escuro e tristonho Anahuacalli.Parece um palacio cinzento no meio do jardim.O oposto da simpatica Casa Azul.Alí sua coleção Pré Colombiana.
Voltar á cidade do México pelas ruas com um transito intenso parece dificil,pois despedir desta pequena cidade é como um filme que se acaba e queremos reprise.
Voltaremos pois por Polanco,o bairro moderno, chique, com avenidas comparadas à Rodeo Drive.Como a Presidente Masaryk.Lojas e cafés maravilhosos, restaurantes lindos que esperam pelo mais exigente fregues!
Vou então ao Soumaya que no meio do céu azul brilha com suas pastilhas de prata bem perto do Sack's.
Entro encantada e me rendo à Diego no mural de ladrilhos contando a vida da civilização Pré-Colombiana.
Nas paredes brancas se destaca meu escultor predileto:Rodin!Paro e fico alí sem pressa na frente de suas obras uma à uma.O negro de suas personagens com o marmore branco do monumental museu.O ruido de vozes alegres e jovens como em todos os lugares.A juventude se interessa e frequenta ,aprende,comenta.
Indiscritivel a arquitetura de Fernando Romero.O dono,o mesmo do hotel onde fiquei:Carlos Slim.
E na tarde que se poe minha mente vai repassando tudo que vi e meu coração gravando as emoções que me acompanharão por muito tempo!Aquelas que vieram para ficar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário