domingo, 22 de julho de 2012

Dia do Amigo

Fala-se em Dia Do Amigo,mas a amizade não tem dia nem hora.Ela preenche nossas vidas, inunda de luz nossa existencia e faz laços.
Creio que são mais alianças do que laços.Os laços se desprendem ,podem ser defeitos.Aliança é o circulo que não rompe.Desde criança meus exemplos de amizade foram muito sólidos.Meu pai era  amigo para todas as ocasiões.Olhava as necessidades de cada um ,guardava segredos,se fazia presente na vida dos que amava.Era um presente!Ter amigo é um presente, mas se fazer um Presente é bem mais dificil e raro.
Exige de nós uma sabedoria para não ferir,não ser invasor,não passar o perimetro que sabemos ser sagrado.O da confiança.Perder a confiança em alguem é perde-la para sempre.E na historia da amizade os cuidados devem estar acima dos nossos interesses infantis, nossas vontades inuteis,nossas futilidades..  Nosso respeito se torna cada dia mais necessario ao conhecer o Outro!Ele é aquele que na parceria dos seus dias te mostrará caminhos, te aquecerá com palavras,te dará colo e te dirá não.O não tambem!
Essa aliança da amizade existe entre pais e filhos, marido e mulher ,parentes que amamos e aos que vão chegando no nosso roteiro.O roteiro do destino onde cada um chega numa hora, numa rua,num determinado espaço.Viver com amigos é estar em constante movimento e aprendizado, pois são todos diferentes, com idades e ideias proprias.Nem sempre concordamos com eles, mas serão nossos amigos mesmo assim.Meu pai dizia que amigos aceitamos como são.Exatamente!Mas, tem uma regra basica:os valores!Quando detetamos os valores iguais começamos à ter uma cumplicidade maior.
Outro dia falei sobre a voz da amizade e creio que sem ela não poderiamos viver.O  som que emana deste fluxo de carinho e compreensão é musica!E cada ocasião desejamos uma determinada musica.
Podemos fazer um relembrar de pessoas que passam, que ficam,que se vão.Pessoas que voltam na ciranda da vida,nos fazendo recordar do que fomos.Do que deixamos  , mas está lá!.Pois muitas vezes preciso ouvir :sabe, você fazia isso!
Eu mesmo já esqueci.Jogar baralho?Ensinar buraco?Só minha amiga de infancia para lembrar.
Palavras ditas são como receitas que se perdem nos livros de nossas avós.É preciso folhear outra vez  para descobrir seus segredos.O segredo das palavras.Momentos passados entre as crianças que hoje são adultos e me fazem um rever de meus dias .De minha infancia, minha adolescencia, minha mocidade.
Amigo é aquele que fica.Permanece de mãos dadas seja qual for a caminhada.
É dentro da familia ou fora dela,a aliança que não se rompe,pois o circulo é sem começo e sem fim!!
Que possamos ser um Amigo presente e um Presente de amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário