domingo, 21 de fevereiro de 2016

A Mudança

Hoje Meu filho mudou.Neste movimento que se espalha entre caixotes e lembranças,objetos e raizes.
Sim, algumas raizes foram crescendo ao longo do tempo quando estamos como semente,no processo do desenvolver.
Sair de um solo para outro não é tão simples assim.Ao vasculhar gavetas nos encontramos com nossos Eus antigos,preferências,importâncias que o tempo na sua insistência nos faz esquecer ou mudar.Como ouvi hoje do sobrinho de minha nora:São perolas!!Fotos antigas!!Verdade!!Preciosas.
Nas mudanças vemos como mudamos.Aquele que ali entrou,para construir uma história,não é o mesmo que sai.Muito se passou e o amadurecer se fez.
Gosto imensamente do texto de Martha Medeiros sobre a necessidade de mudar e o aspecto saudável de uma mudança de casa,país, costumes,amizades,bairro,e assim vai.Mas não é simples assim.
Mudei pouco na minha vida,por circunstâncias que me fizeram ser um pouco acomodada no solo onde a planta Vera foi se formando.
A primeira foi no apartamento onde moro agora.Voltei um dia.Quando sai,era uma hoje sou outra.Protelei anos o encontro dessas duas.A menina é a mulher.Naquela época tinha 11anos e tudo era muito diferente.O bairro,os amigos,a turma da escola,a própria escola,que permanece no mesmo lugar.A turminha que se reunia para conversar,escutar rock,mascar chiclete.Para assumir minha vida de casada,formando família,larguei lá longe,dentro do armário a menina .Comecei em Higienópolis minha fase adulta.Não sou adepte de retrocessos.Talvez por isso encarei assim minha volta aonde estou.
Mudanças fazem parte de renovação.Necessarias.A minha muito!Tirei a Vera escondida no armário,encarei a nova fase e transformei tudo.A roupa,ocabelo,os costumes,as amizades.Muda-se as folhas mas não se perde as raízes.
Quando meu filho mais velho tinha a idade de minha netinha que mudou ontem,fui para outro bairro.
Comecei novas amizades,fiz uma vida bastante diferente,pois estava em uma casa e ainda tinha avós vivas,avô,pai,mãe,tio e tia.Muitos parentes e amigos.Minha casa era uma festa.Lá nasceram os  gêmeos e quando cresceram mudei mais uma vez,para acomodar melhor minha família,mas não deixei o bairro.Ficou mais fácil,mas não tão fácil assim.
Lembro como se fosse hoje,minha empregada,portuguesa marruda,indo embora para a igreja de Santo Antônio
Vou rezar para a senhora!!!E não é que hoje repeti o gesto sem perceber??Lá na missa pensei:Lembra de Umbelina?
Gostaria de ajudar!
Eu queria ajuda!!!E ela achou essa a melhor ideia.

 


A casa muito grande,fogão ainda sem instalar,crianças chegando da escola,gavetas espalhadas entre    raquetes e bolas de futebol.Cachorro grande,cachorro pequeno,pedindo atenção,se situando.  

Um caos.Minha amiga Suzana veio me ajudar e lá fomos nós pelos quartos arrumando as roupas de cada um.Os objetos de uso,os de estimação.Sempre tive as gavetas com etiquetas e as roupas idem.Os anos passaram.
Acho que foi muito difícil para todos se despedirem deste solo onde viveram momentos da alegria
Da adolescência .Lembranças,viagens,Adesivos nas janelas,churrasco nos fins de semana,sons e música !

Chegou o dia.Pois quem casa quer casa.Gosto imensamente de Mia Couto ,o escritor Sabio.Ele diz:O importante não é a casa onde mora,mas onde mora a casa em você .Sim.nao são os tijolos,os armários,mas o quadrado que ocupa no nosso coração.O espaço que habita dentro de nós.
Neste vai e vem da ciranda da vida,encontro fragmentos de muitos no meu habitat.atual.
Penso comigo:Será que ainda tenho coragem para mudar??me livrar de tantos símbolos sinalizando

 vidas?
Mas falo nisso tantas vezes que acabo me convencendo que será já!





Muita coragem e ânimo para trocar a nossa rota costumeira.
Meu filho mudou ontem e ainda não vi como minha neta se sentiu com tudo que está vivendo.
Lembro de Ricardo feliz com o esguicho na mão banhando todos os que passavam na minha calçada.
e ele às gargalhadas.Adorou o espaço,a árvore para ficar empoleirado,o tanque de areia.Os amigos da
vizinhança e a vida que fluía nova e cheia de mistérios infantis.
Minha neta com certeza hoje deve estar muito feliz.
e Então  todo trabalho valerá ,todas as caixas serão esquecidas e a rotina sorrirá para ela.
Mudar é a necessidade sem nostalgia.A reciclagem de nosso circuito cerebral fazendo um cenário


diferente para o nosso amanhã.Abrir oportunidades .Descobertas.trocar a vestimenta .
Que seja muito abençoada sua mudança Meu filho!!
Que sua linda família seja acolhida
Como vocês me acolheram um dia!!!Aquele onde vocès me receberam com tanto carinho e desprendimento .
Acredito que foi assim,que o Universo  observou e Deus disse:Sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário