terça-feira, 6 de março de 2018

Quando Guarujá era uma criança!

Quando Guarujá era uma criança, nos éramos também.
Como disse no blog da Turma da Planonda, seus bebês favoritos.
Hoje recebi um vídeo que fala sobre longevidade e afirma que na Sardenha, são longevos por se comunicarem muito com muitos.
Na verdade ,italianos e descendentes possuem essa característica.
Sou tão comunicativa que se estiver em um ambiente  mudo,sou capaz de chorar!
Italianos falam com as mãos, com os olhos, com o coração.
Discutem é verdade, mas "parlare" é essencial.
Papai era um grande comunicador,com muitos amigos e na nossa infância, junto com Sr.Chede e Dr Algodoal, Dr Gabriel Botelho ,meu primo casado com Dirce  , formavam um grupo e também um time de voley para ninguém vencer.
Assim, aprendemos que competir era uma questão fundamental e saudável, desde que víssemos o Outro como amigo .Ficava com minha avó, tia Dedê , Helio e Paulo Vicente no Guarujá por todo período de férias . Muitas vezes íamos de charrete para a cidade com o caseiro do Jose Estefano. Onde hoje é o Casa Grande era a casa de Inácio Estefano com dunas de areia no quintal.Lá morava Niquinha.
Nossa turma ia junto para a praia, cinema e longas caminhadas de bicicleta, onde Suzy, a caçulinha, corria atrás de velocípede .Liamos e trocávamos livros . Escalavamos o Morro do Maluf .À tarde adorava pegar siri .Vovó tinha muita paciência e tirava toda carne para preparar na manteiga.
Nos dias de frio nos reuníamos para tocar violão e cantar.
Cristina cantava em francês e também eu.
Naquela época, era um idioma que fazíamos questão de aprender.
Havia os aniversários  de Janeiro e Fevereiro .Depois os de Julho.
Magaly , minha amiga, a primeira da escadinha dos Chede ,Sidney que era nosso risonho menino faziam aniversário nas férias .Jaiminho, Jane e Suzy não.
D Amélia, a mãe , trazia da granja nos imensos recipientes muitos frangos para os vários almoços.
"Amelia que era mulher de verdade", era boa para receber .Uma fartura imensa, deliciosos pratos árabes e italianos.
Na casa de pedra que construíram para toda clã dos Chede, reinava o perfume dos molhos e das iguarias árabes .Nas redes, balançavam à tarde com conversas longas.
A mesa enorme, abrigava a criançada alegre e barulhenta que se reunia nesses aniversários.
O Guarujá era uma criança, usávamos Barraca com bancos na praia havia de tudo  na geladeira portátil de Amelia .Dirce, filha de Tia Dede, mãe de Paulo Vicente, a festeira .Organizava festas à fantasia no carnaval e concurso entre as meninas.Uma vez ganhei, vestida de Cleópatra.
Dia 26 de Janeiro é aniversário de minha amiga Magaly..Festa de novo.
Depois de Sidney,em Fevereiro. Ele não esta mais entre nós.
Seu sorriso, seus olhos expressivos ficaram gravados para todos .Muitas saudades.
Quando me hospedou em Miami, tive oportunidade de conviver com o Sidney engraçado e com o Sidney sério.O grande amigo, que sabia que estava em uma fase difícil.
Brincalhão, sentia o cheiro de café do Brasil que eu fazia todas as manhãs.
Eu perguntava: Quer café Sidney?
Não!Depois acostumo, você vai embora  e vou sentir falta.
Pegava um refrigerante , colocava suas roupas na maquina e saia.
Que dias maravilhosos naquele condomínio ! Harmony Lake.
A amizade de Suzy a caçulinha que me proporcionou tantos momentos inesquecíveis!
Como foi bom ser paparicada!!
Quando poderia imaginar que aqueles dois filhos menores da família Chede seriam meu amparo, meu porto seguro!
Foi outro dia que estavam lavando as planondas sujas de areia!!
Nossa turma ficou este ano sem Francisco.O Xita.
Olhos verdes de quem é esperto e inteligente,irmão de Cristina, que foi a primeira à nos deixar.
Psiquiatra famoso e amigo leal de meu primo Paulo Vicente, que nos deixou também.
Devem estar na turma do céu, Cristina com o violão e os dois arreliando!!Sidney rindo !Leda, Guilherme .Sidney dizia:
Vera: Quem vai cuidar de você quando ficar velha??
Não sei Sidney!!
Nem sei se vou ficar velha!!
Minhas memórias são recheadas de afeto de todas as pessoas que fizeram de mim a mulher que sou hoje.Quando Guarujá era uma criança e os grupos de amigos muito divertidos.
Para relembrar toda uma época, fiz um Arroz com Lentilhas à moda Arabe.
Parece que vejo Sidney interpelando, como fazia ao me ver fazer pastel
Colocou pimenta?Sal??
Gosto de tudo com muito tempero!!
Ai Amélia!!
Lembrei dela com a mesa de pasteis sempre pronta na Nove de Julho.
Quando me viu fazendo quitutes para os filhos
Sabe, o que esta fazendo?
Um bando de infelizes, porque ninguém vai fazer para eles depois!!
Delicia de recordações de nossa turma!
Guarujá, devemos à você um prêmio como o Oscar!
O melhor filme da História de Nossas Vidas!!


2 comentários:

  1. Vera querida, gosto de ler o que vc escreve com tanta fluência.Vc tem o dom de nos transmitir os seus sentimentos em tudo que vc escreve.Parabéns pelo seu blog.Bjs com o meu carinho. 😍😚💖

    ResponderExcluir
  2. Suely
    É tao bom e enriquecedor ver que estou tocando as pessoas com meu modo simples de escrever
    Obrigada Amiga leitora
    Bjs

    ResponderExcluir