quarta-feira, 24 de junho de 2020

São João como nâo ama-lo?

São João Batista, primo de Jesus, o maior dos profetas, muito amado, querido de Maria . Entrou na minha vida não faz muito tempo .Seu nome significa :Graça de Deus.Hoje na missa de Nossa Senhora de Galloro o padre ainda lembrou.
Sempre achei linda a história dele. Porque nasceu   depois de muitos anos .
Seu pai Zacarias já era idoso e não acreditou  que ele viria. Por isso perdeu a fala e ficou mudo até o nascimento do filho.
Isabel, que na Itália é Elizabeta e em outros países Elizabeth era prima de Maria.
Foi na visita dela a sua prima que o bebê João se mexeu no ventre materno.
Até então, não tinha tido uma experiência pessoal que me tocasse mais forte.
Apenas o que lia e aprendia.
Em 2016 fiz uma travessia fantástica com o Rhapsody.De Santos à Veneza .Um  dos portos que visitamos foi Valletta em Malta .Sede dos Cavaleiros de São João .Ao chegar subimos com o taxi as colinas que levam a cidade .Existe um elevador que leva a Barrakka Garden porem preferi o taxi.
Passeamos pela cidade Ana e eu e nossas amigas foram para o lado oposto.
Estavamos em um dia magnifico de sol e céu azul. Almoçamos na praça. O restaurante serviu pratos deliciosos. Perguntei  pela entrada da Catedral .Era na rua transversal
Tinha uma pequena fila e era pago. Com fone nos ouvidos fui conhecendo altar por altar maravilhada com a riqueza bem caracterizada dos maçons.
Sim, no passado eles davam muito dinheiro para as igrejas.
Foi quando ouvi a guia dizer: à esquerda ,o cemitério!
Entramos na sala senhorial. Maravilhada com um quadro imenso de Caravaggio;A Decapitação de João Batista com data de 1608 , vejo o esquife de madeira nobre e muitos bancos para sentar e apreciar o sagrado .Ouvi então novamente a guia::aqui repousa o braço de São João..O braço que batizou Jesus no Rio Jordão.
Minha emoção foi tanta que comecei à chorar.
Como essa surpresa me esperava?
Fui envolvida por uma sensação de agradecimento e intimidade com esse Deus que me levou tão longe a experimentar um encontro pessoal com uma história que parecia remota.
Eu conto isso no blog sobre Malta.
A cidade , a proximidade com a devoção a São Paulo e agora São João.
Foi ai que realmente calou em mim tudo que já tinha ouvido.
Voltei para o navio com uma sensação de ter tornado ao passado.
De um passado que se ouve mas nunca  se imagina viver.
São João se tornou meu amigo.Conhecer onde fundou a Ordem dos Cavaleiros de São João e Malta.Pisar nas mesmas pedras milenares e ver vestígios dos cristãos da época.
Mais tarde em 2017 fiz outra travessia até Veneza.
Estava no mesmo hotel que fiquei em 2016.
O Danieli
Era Domingo de Ramos e queria ir à missa mas sabia ser impossível a Basilica de São Marcos.
Olhei no mapa e vi:Igreja de San Zaccaria.
Não atinei para o fato que São Zacarias era pai de São João;
Apenas me encaminhei para a igreja no horário da missa.
Fiquei encantada ao ver os ramos de oliveira bentos na cesta logo na entrada.
Peguei o meu e assisti a linda missa com comunhão de duas espécies.
Mas o padre afirmou a presença de São Zacarias e ao mostrar se dirigiu a minha direita.
Ali o corpo de São Zacarias no esquife de vidro.
Perplexa e emocionada fiquei ali por um bom tempo e voltei algumas vezes enquanto estava em Veneza.
Me toca profundamente essas gentilezas de Deus ..
Momentos que não esquecerei e que transformaram minha vida
Com certeza meu amigo São João quis me apresentar seu pai.
Como não ama-lo?


6 comentários:

  1. Uma emoção e um privilégio conhecer São João e depois o seu pai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram surpresas que me emocionaram e mostraram o poder de Deus

      Excluir
  2. Que maravilha. Que benção. Você e muito iluminada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do texto.Essa cidade é um presépio vivo e sua história fantastica

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fico feliz que tenha lido e se emocionado.Essas surpresas de Deus precisam ser divididas para multiplicar!
      Obrigada

      Excluir