sábado, 2 de outubro de 2010

Que dizer de quem se foi

Segunda desta semana tive o choque ao saber da morte de meu querido primo Monsenhor Expedito.Chorei a perda desta pessoa querida e deixei nas lágrimas o sabor da saudade de todos que se encontravam sempre com ele.
Desde pequena a acolhedora casa de Tia Zizinha era cheia de risos e brincadeiras e da cozinha vinha o perfume de seus quitutes,como o famoso cabrito, que mais tarde aprendi.Na Rua da Consolação vi tia Chiquinha rindo com papai ao mostrar slides da Europa:No Tempo do Imperador tambem viamos!E contava que Tia Veridiana era anarquista. Uma tarde encontrou o Imperador passeando na praça e gritou:Viva a Republica!Tia Zizinha a mãe amorosa dos tres Antonios.
Meus anos de menina se enriqueciam no aconchego desta gente maravilhosa, da familia Barros, de meu avô.O mais velho,hoje foi sepultado e entre as emoções desconexas de meu coração fico à perguntar:Que dizer de quem se foi?
O alegre padre que fez minha Primeira comunhão, meu noivado, meu casamento, batizado de meus filhos não era uma pessoa comum.Um grande apreciador de música classica, professor querido foi secretario de Dom Agnelo Rossi e na Italia se estabeleceu até esta segunda.Diretor do Observatorio Romano em Portugues deixava claro sua competencia intelectual.Mas que dizer daquele que me levava ao estagio no hospital?
Daquele que com a caixa de fosforo improvisava no samba seu talento musical?
Daquele que apreciava a pizza"bianca"(como dizia ele)na Via Candotti!
O mesmo que ria com a criançada nos aniversarios na minha casa.O predileto de meu pai que era agnostico.O querido de minha mãe que era protestante.
O meu eixo quando me converti para a Igreja Catolica.O silencio da sabedoria quando viu que algo estava errado no meu trajeto.
Rotariano.Amigo de pessoas influentes.Mostrava com orgulho seu cartão do Vaticano.
Conego!
Que dizer de quem se foi assim?Será que falei o quanto lhe queria bem o suficiente?
Que é afinal suficiente?
Ao chegar hoje no seu pais,seu corpo não foi liberado o suficiente para a missa!!
A policia federal prendeu esse grande homem que não podia mais se defender e no silencio ficamos nós.Todos.Amigos,parentes,ex alunos na homenagem solitaria de um reflexo de um pais que amanhã estará votando.No final da missa a melodia em latim desses homens que aprenderam com ele o que é ser um devoto .O respeito no ar.
Nesta semana onde tambem fiz mais um ano de vida,lembrei da frase que ele usava:
O importante é dar vida aos anos e não anos à vida!Celebre a vida!
Assim, na tarde fria,esperamos das 10 da manhã às 15 da tarde um brasileiro voltar para sua casa.De muitas,a ultima.E amanhã votar para mim, ficou muito pequeno.
Talvez por ver o desrespeito das autoridades legais com as autoridades eclesiasticas .E na ingenuidade,o outro primo Monsenhor:não se preocupe minha filhinha ele faz parte do Cabido!Que é Cabido Monsenhor?A cúpula da igreja.
Meu Deus!Amanhã é dia de votar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário