segunda-feira, 14 de maio de 2012

Batizado

A manhã começou fria, as ruas estavam vazias e foi então que meu carro deslizando caminhava para o batizado de minha neta.Coloquei uma música e enquanto tocava ,a imaginação corria solta nas lembranças.
Passei pela rua onde meu filho Ricardo nasceu, vi seu batizado, com sua prima Marcela na Igreja do Espirito Santo.Meu primo Monsenhor Expedito nos aguardava na entrada da igreja e a familia reunida,os amigos, davam um clima de festa.Ele encomendou um coral e entrei pela nave com meu filho nos braços,fruto de grandes lutas depois de ter perdido Rodrigo.Os padrinhos Marisa e Clovis,no altar esperando.Havia batizado o filho deles, Cristiano meu sobrinho,que nasceu depois do meu primeiro filho.
A volta ao apartamento, o bolo com o berço e o bebê,as balas ,os enfeites e aquele macacão de linha lindo que guardo até hoje.Meu vestido era marinho de bolas vermelhas.Os cabelos soltos.
Continuei meu trajeto pelas avenidas ,os sinais verdes me diziam:vai, hoje é um dia de comemorar!
Achei estranho tantos sinais me mandando passar!Pensei:que será?Era a permissão .O visto no passaporte da vida.Vai!
Fui cantando com a música e vi na memória a mesma Igreja,Do Espirito Santo, O mesmo Monsenhor Expedito na Homilia falando que pela fé Deus havia me concedido a graça de ter dois.Os Gemeos Andre e Alexandre com seus padrinhos :Fabio e Angelica, Maria do Carmo e Francisco.Meus cabelos eram longos, Tinha um vestido de listras azul marinho e branco.Ale de macacão marinho ,André de vermelho ..A festa nos olhos, a certeza de ter forças para conduzir esses três presentes que recebi dos céus.Meus filhos.Minhas avós disputavam, minha mãe protegia o mais velho e a festa foi na Luiziania onde morava.Aproveitei para fazer o aniversário de 3 anos de Ricardo e entre as palhaçadas de Giramundo e as gargalhadas da criançada a familia namorava esses dois meninos que chegaram para nossa surpresa.Mamãe linda tirava fotos com seu primo Monsenhor e Tia Terezinha.O sol refletia desenhos no quintal.
Tia Zizinha mãe de Monsenhor contava suas viagens animada e fez o bolo com suas mãos abençoadas.
Havia garçons servindo as deliciosas iguarias que papai encomendara.Não faltava os mini cuzcus de vovó!
Minha casa era espaçosa e todos felizes confraternizaram este momento comigo.
Continuei   pelas ruas  ouvindo a letra da melodia que dizia sobre os caminhos,todos os caminhos que passamos.Penso que desde aqueles caminhos até os de hoje,entre os batizados que fiz questão de participar como de minha querida amiga Marjorie e sua netinha o tempo tem sido amigo.
Amigo bastante para nos dar essa oportunidade de ver como o movimento do universo traz o passado ao nosso lado .Olhamos aquele menino com a filhinha nos braços para o mesmo ritual Sagrado à se concretizar.Monsenhor já não poderia estar lá,pois como meus pais ,alguns parentes e amigos já fazem parte do eterno.Entrei na bela capela e meu netinho sentou inquieto ao meu lado.Perguntei:André você sabe o que aquela luz vermelha quer dizer?E aquela criança com um rosto cheio de mistério disse baixinho ,nos  seus quase 5 anos :-Sei Vovó :me disseram que alí está Jesus e que Ele se multiplica nos corações!É verdade e um dia vai fazer sua Primeira Comunhão e verá.Como dizia seu pai quando criança :a gente se torna um pouco Deus!Mas Ele é tão pequeno alí não é?Na Igreja do Colégio Pio XII ,minha neta Maria Luiza recebia a Unção do Batismo.Ricardo de um lado, Alexandre do outro,as mãos estendidas sobre minha cabeça na hora da benção das mães.A contrição,a comunhão, o respeito.
A nova cristã, amiga, como disse o sacerdote, de Jesus agora repetia o gesto de seu pai muitos anos atras.
Esse perpetuar da existencia nos comove ,emociona e ensina que nada que vivemos ontem nos  abandona ou nos deixa.Registrado no sorriso daqueles jovens,de meu filho e minha nora o Futuro se descortina com a mesma certeza que tive um dia:A certeza de conduzir essa linda criança pela vida!
Que belo Dia das Mães,ve-la começar sua história ,minha querida!

3 comentários:

  1. Que lindo, Tia Vera! Me emocionei com suas lembranças e suas palavras. Bjo grande e parabéns pelo batizado e pela passagem do Dia das Mães.

    ResponderExcluir
  2. Querida VEra, desculpe te incomodar, estou buscando dois amigos de infância, estudei com eles na Escola Estadual Senador Nilo Coelho, no bairro da INOCOOP em Recife, eles devem ter hoje uns 34 ou 35 anos, se chamam André e Alexandre, vi sua história e pensei que talvez sejam eles. por favor me responda.

    ResponderExcluir