sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Hoje é Dia do Imigrante Italiano

Recentemente fiz parte da antologia Imigrantes,com Silvia Securato.
Falei em linguagem infantil para meus netos de onde eles vieram.
Coloquei a parte italiana por ser a que todos têm mais.
Neste dia quando vejo a foto dos meus ancestrais chegando de navio,me causa uma emoção imensa.
Fico imaginando a dificuldade de comunicação,de alimentação e todas as imensas distâncias que percorreram,não só fisicamente mas na adaptação com o clima,vegetação e cultura.
Sou muito adaptável e talvez tenha recebido essa herança deles.
Na ótica do caboclo,vejo que se integram e se entregam.
Adoro a terra ,às plantas e a convivência com elas neste mês que fiquei à cuidar da minha roça,ou seja do meu jardim,me tornei quase um vegetal.
Exageros à parte,a integração do caboclo é quase isso.
O lento para nós é o normal para quem  vive no campo.
O proseado,o deixa o mandarová,o sei lá se vai nascer.
Tudo muito bem entendido se não estivermos no ritmo acelerado das cidades grandes.
Esta semana vi uma cobra ,disse o caseiro.Matou???Nao.Deixei seguir
Faz parte da natureza.
Olha as aranhas estão novamente formando teias enormes!!!Uma velocidade que não acredito!!
Mas ela come muito bichinho!!!Ela é útil
São realidades da roça que nunca vou entender.
O mandaruva comendo minhas flores,lindos,amarelos,listrados,insuportáveis.
Para mim,o fim deles é hoje!!!Nao!!!É a natureza!!!
Mas os pássaros cantam,o colibri beija as flores e me esqueço da diferença de realidade.
Nisto está a grandeza dos imigrantes.
Não só os italianos,mas todas as raças que compõem esse país nos dias de hoje.
Falo com o coração inflamado pelos meus bisavós,pensando como enfrentaram essa falta de Voglia
Sim!!!Quantas vezes me pego mais  desanimada e penso:
Nona!!!Onde está minha Voglia??
Italiano não perde este verbo como se fosse um respiro .
Voglio mangiare,cantare,vivere
A força dessa raça que tanto me orgulho é a tenacidade.
O foco,o objetivo sem perder o ânimo.
Sem perder como digo no livro,a gentileza.
A Atitude para o italiano é fundamental como a lealdade.
Vai aí a história da Máfia que perdoa tudo menos a traição.
Si ti piglio
Si ti mete al puzzo te perdono
Que dizer deste povo onde a alegria se mistura com todos os outros interesses??
Um povo que pela paixão conquistou terras e corações
Escreveu poesias e canções,mas não teve medo da enxada na mão.
Dos espinhos de algodão arranhando as pernas.
Dos bichos que nunca viram antes,das cobras ,como dizia vovó :Essa é jararaca do rabo branco!
Poc!!!Deu-lhe uma paulada,pois André quase pisou na entrada da casa.
Esta falta de medo,está segurança,vamos enfrentar o desconhecido,ele não será mais um desconhecido,mas um condenado!!
Gente,me arrepia!!!
Muitos devem sentir algumas bravezas estranhas passando no meio dos seus sentimentos.
Se chama genética!!!
Aplauda!!!
Com ela vem a Voglia que constrói viadutos e estradas,por onde passarao seus filhos,netos e tida uma geração seguinte.
Família ,prioridade de cada italiano,onde na mesa ,todos falam junto e a Mama feliz com todos presentes.
Auguri para cada um que celebra esse dia!!
Que é meu
Que é teu!!
Que é nosso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário