quarta-feira, 1 de março de 2017

Quaresma Em nós!!

Talvez eu ja tenha escrito esse mesmo titulo algum dia.É uma constatação que cheguei depois de ler muito os grandes mestres como São João da Cruz,Santo Agostinho,Frei Ignacio Larrañaga,Carlos Carreto e outros.
Todos passaram pelo deserto.Deserto one São Francisco chegou à ter alucinaçöes de desepero.
O arido deserto por onde a alma faminta se esgota Em pedir Socorro pela presença do Criador.
Paulo teve sua estrada de Damasco,Onde a duvida infinita o levou à conversao.
Santo Agostinho descreve bem essa fusao de amor que parece sem volta Sua mãe,Santa Monica chorou 30 anos nas suas orações.
Jesus passou seu deserto.
Pedagogo Melhor Nao existe.Mostra para nós que entrar na quaresma indepentde do calendario liturgico.
Passar pela porta estreita,nos faz sentir o quanto somos pequenos.Mas é preciso para ver a luz depois das sombras.A ressureição depois do caos.
Neste caminho que é de individualidade ,chegara para cada um numa data diferente.
Nesta  penultima terça dei meu  testemunho no grupo de oração sobre o meu tombo.
Acho que ficou bem pela metade tal a pressa que tive para dar lugar aos outros testemunhos.
Mas aqui posso dizer,minha quaresma começou no dia 2 de Outubro
A dor fisica se misturava ao medo de andar,a humildade foi exercitada ao deixar que cada um me ajudasse como podia.A arvore podada!!
Sou bastante independente e gosto de cuidar de Tudo e de todos,mas sempre tive dificuldade para aceitar os cuidados de outro.Orgulho???Nao.Prepotencia??Nao.
Vergonha,sim
Entao exercitei aquilo que mais me incomoda.
Pode fazer para mim??E escutei da minha familia o som mais belo,o canto como coro dos anjos
Eu faço para você!!!Eu carrego,eu compro,eu corto teu bife!
Enfrentei um deserto bem longo com o braço na tipoia,no espaldar da cadeira.
Perdi missas,grupos,por falta de carona.
Escutei palavras negativas ao Telefone de  pessoas que nao  eram amigas.
Conheci a solidariedade de outros que nunca imaginei e vi tambem o egoismo dos que se acham imunes.Arrogancia e a Prepotencia.
Me pergunto:Esta quarentena Nao foi quaresma??
Foi sim.
Hoje recebi as lindas palavras do Papa Francisco
Propoe 15 atos de caridade,que Deveriam ser uma constante na vida do Cristao!!Animar as pessoas,dar o que nao usa,lembrar ao outro como o ama.Sim!!!Hoje comecei o dia fazendo mimos para um filho que esta com problemas na coluna.O amor chega como luz quando estamos frageis.Por que abafar o lindo sentimento que cura e traz vida?E a lista continua
Fala sobre o Jejum.O verdadeiro!!Aquele que devemos fazer todos os dias!!
Jejum do egoismo,enchendo-se de compaixao,jejum de palavras negativas,e la vai uma dose de boas  recomendações.
Seria maravilhoso que todos lessem e praticassem nao somente na quaresma ,pois de repente a vida nos surpreende e devemos orar e vigiar sem cessar.
Que sejamos luz e sabedoria para refletirmos a verdade e esperarmos a Pascoa que pode chegar qualquer dia!!!
Honestos conosco e inteiros,sendo  metade amor e a outra tambem!!

2 comentários:

  1. Muito bonito e profundo o texto, pois a Quaresma deveria mesmo ser praticada todos os dias por nós, para o exercício diário da páscoa em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Pascoa,nossa conversao diária!!!Renscer,o desafio eterno.
    Por essa razão a quaresma é dentro de nós,meu querido filho!!
    Obrigada por suas opiniões

    ResponderExcluir