quinta-feira, 9 de março de 2017

Remenda teu pano,durara mais um ano,remenda outra vez duraram mais um mês

Essa frase de minha bisavó Ana Augustinha Barros,prima das Amarais ficou famosa.
A mesma que tinha a receita de Manue e balas de amêndoa que fiz para o nascimento de Clara.
Vivendo essas experiências familiares quando me sento para fazer alguma costura aquilo vem na mente.
Que família cheia de historias para contar.
Os anos 60 e 70 ,Chamado Anos Dourados eram doces ,com sabor de alegria,perfume de amor.
Nas vésperas de nossas viagens,e eram muitas,pois meu pai era incansável e minha mãe também,nos reuníamos para costurar.
Era o tempo que papai me levava na Etam,na Los Angeles,Na Casa Clo e na Durá para as sapatilhas.
Mas as roupas do dia à dia eram feitas em casa.
Naquele tempo era comum em São Paulo as costureiras em casa, por semana.
Tínhamos Lili ,a prima do texto Lili I Low!!
Tínhamos Berta que me assustava com seu couro cabeludo despregado do crânio.
Era engraçada,contava sobre a família é assim ,no quarto de costura de minha mãe,que transformei em closet,passávamos o dia.
Berta almoçava conosco ,tomávamos café e voltávamos ao trabalho.
Meu serviço era arremate.Todas as barras,botões e mil detalhes.
Minha mãe cortava.Que mão!!!Que noção!!!
Berta costurava os meus shorts,Blusas combinando,Saias e vestidos.
Mamãe muito caprichosa,bordava meus boleros.
Era assim que chamavam as "vestes" de hoje.
Na minha formatura de ginásio,e existia ginásio ,normal,secretariado é clássico.
Bordou perolas fazendo meio círculo e pingentes no meio
Tenho foto com ele junto com Vera Gimenez,mãe da famosa Luciana e Vera Rocha.
Mas era assim que muitos faziam seus modelos prediletos.
Maria Natal Procopio,de quem falo no meu livro Quanto Dela trago em mim,fazia "Tubinhos"
Um de cada cor e pintava flores neles!!!
Chiquerrima!!!!Linda!!
Mas essas lembranças vieram como um filme ao estar sentada na mesma sala que mamãe no chão cortava suas criações.
Costurando cada barra,cada detalhe das peças que porei na mala.
Escuto as risadas de minha mãe,o assobio de papai chegando,ouço Jerry perguntando:Vai fazer biquíni??
Sim!!!Lili fazia com perfeição é um deles ficou imortalizado pelas lembranças.
Parte de baixo marinho,cinto vermelho ,parte de cima listrada de vermelho.
Acho que o cinto era listrado!!!Jerry lembra!!
Faziamos destes dias nossas pré viagens
Confabulando,sonhando,pensando no que colocar e qual a hora certa.
Serra ou praia???Navio??
E entre carretéis de linhas coloridas os dedos faziam magia e as blusas "Brigitte" combinavam com saias listradas de azul e bolsos com margaridas,xadrez preta e branca com um Zulu bordado com cabelo de trança e pescoço com dourado.
Vermelha com bordado inglês !!Essas foram para o navio da Ybarra Cabo San Vicente indo para Buenos Aires,onde comprei as primeiras havaianas,que eram deles !!!E não nossas.
Mar Del Plata!Que delicia!
Muitos ao lerem lembrarão também.Na casa de minha sogra uma sala lá fora era o berço das chamises maravilhosas que Ivan e Aparecida confeccionavam.Era de uma perfeição!!!
Como é possível não lembrar??
Portanto que me perdoem as costureiras da Sapataria do Futuro que entortaram com uma saia linda da Anny Taylor.
Trouxe para casa,alinhavei no chão e devolvi!!!Sabe quanto??Setenta reais!!!

Assim sendo continuo meu prazer de reformar,acertar e sonhar....
Como será ???Que dia vou por??
Escrevo no pequeno caderno item por item com as bijuterias combinando.
E de um ano para outro elimino o que não usei
Tenho caderninhos de todos os anos!!!
Que loucura!!!!
Minhas companheiras de costura iriam rir de mim!!Saudades daquele falatorio!
A velha máquina,hoje no corredor da chacara com toda honra e respeito descansa dos mil vestidos feitos!!!
Voilà!!!Chanel também costurava suas roupas!!!
Foi com esse reconhecimento do perfume de tecidos,barulhinho de tesoura que me encantei ao entrar no Mundo Mágico da Alta Costura de Lilia Mourao em BH,para comprar o modelo que usei no casamento de Andre,meu filho.
Não sei explicar o quanto ela me lembrava mamãe ,minha tia,Maria,mas sei que era uma sintonia de um tempo perfeito.
Dos seus desenhos,do,seu talento ficou a lembrança!!!
No agora é pensar que nem tudo vai caber na mala!!!

5 comentários:

  1. Nos tempos das "Sapatarias do Futuro" voltamos lendo o texto a uma época em que as pessoas se reuniam para seus trabalhos, cada um com uma tarefa, e assim conversavam e enriqueciam seus dias. Os que tiveram o privilégio de viver os "Anos Dourados" e seus momentos nos fazem refletir sobre a qualidade de vida que o tal futuro nos trouxe.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu comentário!!!De fato a vida parece mais pratica hoje porém sem qualidade de relacionamento.As boas conversas e risadas sem pretensao .
    Uma vida de calor humano nos faz falta!!!Adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Me pego viajando no tempo através do texto, que bom seria poder nos atualizar sem perder a essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Valéria,amiga leitora!!!A essência precisa ser preservada sim e as malas com seus segredos ,costuras,sonhos são reflexos de nossa personalidade Obrigada

      Excluir
  4. Me pego viajando no tempo através do texto, que bom seria poder nos atualizar sem perder a essência

    ResponderExcluir