quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Rialto

Como contei nos blogs anteriores Veneza era recoberta de agua e se desenvolveu no século IX.
 Rialto é o mais agitado dos bairros, com muitas pessoas andando nas ruas,,vários  restaurantes e pizzarias que vendem pizzas aos pedaços.
Artistas exibem seus quadros na calçada . A feira de artesanato tem guloseimas e se apresenta nas ruas internas no meio de lojas de grife.Muitas lojas famosas em cada quadra .Adoro a Stefanel,porem este ano não havia nada diferente.
No passado o arquipélago de Rialto era composto de 60 ilhotas e era o coração de Veneza.
Em 811 construíram o Palácio do Governo e 823 recebeu o corpo de São Marcos vindo de Alexandria.Rialto quer dizer margem alta.
É divertido andar por ali e muitos vem caminhando .Mas é bem longe.
Portanto quando minhas amigas Maria Valeria e Marisa chegaram para nosso passeio tomamos o vaporetto.
Tal foi nosso espanto ao entrar no barco.Quem encontramos?Heloisa e Albertino .Foi só risada!
Uma alegria formar esse grupo. Passear sem compromisso neste  dia lindo.
O sol batia nas aguas do Gran Canal ou Canal Grande. Com 3.800m de extensão e 30 à 70 de largura.
O céu muito azul emoldurava os palácios das margens construídos entre seculos XIII e XVII.
Esse passeio é imperdível. Vagarosamente passando pelos ricos palácios ,jardins .
Nunca cansaremos desta paisagem onde os mercadores e banqueiros faziam negócios e do outro lado, no velho mercado se encontra peixes e frutos do mar ,a pescheria!!.Lado de San Polo.
O vento bate na vidraça do barco e vamos conversando animadas com as belezas e canseiras de Veneza!!
Digo:acho que não conseguirei voltar e Heloisa:Eu idem!!
Mas vale como dizem na Espanha!!
Vale!!E o trajeto é espetacular:de Todos os Palacios o mais incrível é Palazzo Grassi,onde sempre existem exposições.Perto dele o Palazzeto Pisani onde ficamos em 2014.O lindo Gritti que virou hotel.O Palazzo Barzizza
Vamos chegando e ali bem em frente a celebre Ponte De Rialto,a bela escultura de pedras unindo um lado ao outro .As gaivotas fazem revoada e se colocam serenas e altivas nas margens.
Construida por Antônio da Ponte em 1588 à 1591.Até 1854 era a única opção para chegar ao lado oposto.
Depois construiram a Ponte de Accademia que é de madeira.
Descemos para caminhar neste fantástico mundo onde o ontem se mistura com o hoje.
Passamos pela ponte de Rialto tirando muitas fotos e logo nas ruas paralelas encontramos uma feira de artesanato e guloseimas. Os famosos marzipãs, em forma de maçãs, melancia, pera,OsTorrones, chocolates recobertos.Aproveito para comprar vários doces para meus filhos.
Os torrones são macios.
Nas bancas ao lado,luvas de couro de varias cores,de bolinhas como as que um dia usei ,anos atrás.
Mas o preço não me convenceu à comprar: 45 euros.
Mesmo sabendo que em San Marco é mais caro. Carteiras e porta moedas lindos. Muitos bordados nas lojas ao lado. Toalhas, lenços e guarda chuva de todos os tamanhos
Aliás esse lado de Rialto pertence ao bairro de San Marco e esta é a razão porque muitos turistas chegam  à pé.
Mas o passeio de vaporetto é bem mais agradável.
Na pequena praça,Campo como dizem eles, a descoberta.
Igreja de São Salvador!!Campo de San Salvador. Uma das igrejas mais antigas de Veneza
Encaro a escada e com minhas amigas entramos neste santuário de relíquias.
Com o piso de azulejos hidráulicos, colunas forradas de cetim  vermelho, abraçam o quadro lindíssimo de Ticiano:a Anunciação.
Um jogo de luz e sombra maravilhoso nesta obra famosa.
Para mim uma emoção.
Sempre emoção quando fico de frente para um quadro desses pintores como Ticiano, Tintoretto ,Bellini,Veronese.
Algumas lojas vendem artigos à bons preços e neste entra e sai nos perdemos de Heloisa.
Chegamos com muita fome no restaurante da margem .
Um belo prato de Spaguetti com frutos do mar !Muito bom!!
Ali ficaríamos horas, conversando e rindo ,mas minhas amigas precisavam voltar .
Com as compras nas sacolas lá vamos ,nos deliciando com os belos palácios desta vez do outro lado do Canal Grande.
Chegamos perto do Giardine Reale ,do Harry's Bar, porem exaustas.
Nos despedimos e volto para o hotel ,guardando o que comprei na mala.
Lembranças que se tornam tão importantes quando chegamos no Brasil.
Depois de um tempo janto na Principessa.A noite fria mas com muitas pessoas andando.
Agradável ,com bom atendimento e comida maravilhosa.
Com mesas na calçada, nesta hora colocam um plástico protetor e velas nas mesas.
Riva Degli Schiavone é divertida e romântica .
Amanhã será um novo dia de descobertas!!!