quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A Paulista!!!Paulistana!!

Lembro-me no Rio de me chamarem assim.
O que caracteriza essa pessoa que anda depressa,fica brava no trânsito e quer tudo ontem???
Talvez a ansiedade de uma cidade frenética e super lotada.
Mas o que dizer do amor desta pessoa por sua cidade???
Encantada mostramos à cada visitante amigo lugares de que temos orgulho.
A Pinacoteca ,o Museu da Casa Brasileira, o Da língua Portuguesa,o Pátio do Colegio, Mosteiro São Bento ,Exposições,Teatro Municipal,Sala São Paulo ,parques muitos.Obvio os restaurantes de variedade incansável .
Teremos sempre o mesmo vigor ao explorar cada monumento,cada  praça,mostrando nossa história mesclada com o progresso que foi chegando e invadindo .
Nessas andanças fazemos nós também um turismo bem agradável.
Gosto de ser turista na minha cidade.
Passando pela Vila Madalena observo as mesas na calçada,as pessoas se divertindo.
Mas nossa hereditariedade nos mostra como uma pessoa séria demais.
Por isso,quando entrava no Leblon com minha amiga:
Diziam :Lá vem a Paulista!!!
A maneira de se vestir,o cuidado ao falar com alguém.
Aqui temos uma imensa diferença de idiomas, raças e costumes.
Esse glamour que vai colorindo as ruas cinzentas e iluminando sem sol.O som de vozes tão diversas.
Quando o sol verdadeiro chega corremos para os clubes e parques.
Mas na data de aniversário todos que podem fogem.
As estradas cheias e a cidade vazia?
Nunca!!
Muitos de outros estados e outras cidades se aglomeram nos shoppings desta metrópole .
Sacolas na mão, fazem muitas compras e esvaziam prateleiras.
Restaurantes com filas.
Hoje São Paulo completa mais um ano e na minha mente vejo todas as avenidas que percorri,os sonhos que vivi em lugares que no momento perderam seu perfil.
Nestas mudanças nos acostumamos.
O que mesmo era aqui??
Lembro: o Fasano!!
No centro alguns se perguntam como seria o tempo de minhas avos.
Vovó  quando moça usava chapéu para andar nesses pontos !!
Casa Godinho,onde minha tia fazia suas compras de iguarias.
Moravam na rua Lavapes e depois Avenida Angélica
Essa é a razão de se andar depressa!!Tudo muito ligeiro!!
Minha neta Clara fala bem rápido : vovó !!!Vovó!!
Uma urgência que vejo nos olhos de todos os netos
André que quer voltar para casa,Maria Luíza que quer agradar.
Sofia,minha pequena Paulista que perto da avenida do mesmo nome
Nos surpreende cada dia!!!
São Paulo
Me orgulho de permanecer neste passo mantido!

5 comentários:

  1. Que surpresa ver seu comentário Alexandre
    Paulista Paulistano que cresceu vendo essas mudanças e continua na luta amando
    E criando sua linda Clara na Cidade que nunca dorme mas que é cheia de recantos inesquecíveis

    ResponderExcluir
  2. Vera,tarde da noite,li encantada a crônica da gigantesca São Paulo,há muitos anos por mim adotada.Apesar dos pesares,tenho um caso de amor com esta cidade!

    ResponderExcluir
  3. Suely adoro saber as impressões do blog.De fato essa cidade violenta não foi sempre assim!Na minha infância era deliciosa é amiga.Cresceu sem disciplina.
    Na verdade não perdeu suas características onde encontramos esse amor por ela.
    Bjs
    Obrigada
    Continue dando suas opinões

    ResponderExcluir