quinta-feira, 22 de abril de 2010

Natal a Esquina do Brasil








Nas areias brancas da praia deserta o céu de intenso azul fazia parceria com o mar.
As ondas bravias,fortes, ruidosas batiam nas pedras que eram banhadas por suas marolas.
As pedras que o tempo deixou mais densas, mais pesadas.A criança que vai e volta dentro do coração,da mente,que sente, que vibra,brinca.Pega onda com a prancha como antigamente,peixes nas piscinas naturais.Dizem que o tempo não volta mais...
Na verdade o calor no rosto com o sol impiedoso,belissimo no espaço onde ele é rei,me traz o sonho que o tempo não existe.
O eterno tão terno dos passos são meus, no passado na companhia de amigos, primos,pai, mãe, avós,tia.
Dela vem a lembrança da imagem das duas refletidas na areia molhada de água salgada,o sabor do sal.O sal da vida.O gosto.O paladar de viver e sonhar.
Hoje me encabulo,rindo continuo, meus passos com meus filhos ,junto a cachorra cinzenta de olhos verdes.Dão passos de homens maduros.O vento complacente que há tempos me via criança,adolescente,jovem.Enfim o tempo não existe.
Escolho minhas pedras favoritas,sea glass,conchas,outras tantas colheitas que na verdade são perfeitas por serem feitas assim neste sem fim.
O sem fim do oceano que vai de encontro à outros povos,outros costumes, outros passos,outros sonhos,cheios de compassos diferentes.
Que pouso fez este coração nesta canção de outono parecendo verão!
Ao lavar as pedrinhas lembro do mesmo gesto já feito tantas vezes.Não reparo na torneira que é diferente.Recordo da árvore de chapeu de sol emprestando sua sombra para nós, que sempre estavamos às gargalhadas.
E então era neste mesmo lugar que aprendi à amar.
Minha saudade do antigo Guarujá...
Mas como o tempo não existe ,me vejo hoje com o mesmo sentimento de encantamento.
Estou em Natal.
Tão mágica como uma festa aos olhos de quem passa,ela traz e refaz como a onda do mar.Hipnotiza.
Reflito sentindo a brisa batendo de leve no meu rosto,olhando a lua à esquerda e o pôr do sol à direita.Passado, Presente, Futuro, são contingencias com muitas coincidencias.

Um comentário: