sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

120 anos de Avenida Paulista

Fiquei emocionada com a festa da Paulista,nossa avenida que cresceu, mudou o visual e se transformou na passarela da correria.
Lembro que meus pais namoravam no Trianon. Estudei No jardim Escola São Paulo bem de frente ao São Luiz.Para minha surpresa conheci uma pessoa que lembrava como eu, que tinhamos um guarda para nos atravessar e que o nome era Alexandre.
Hoje tenho um filho com esse nome que trabalha na Paulista.E atravessa varias vezes a passarela.
Mas a mudança vem vindo desde os tempos de minha avó, que lá morou.
Ao sair da casa escreveu essa poesia que colocarei com a ortografia daqueles tempos

Agora que eu tenho que deixar-te
É que chego a compreender quanto te quero
Casa velha da Avenida:ao
fitar-te
Sinto invadir-me um pesar sincero
Eu tenho que deixar-te .Mas o afeto
Com reconhecimento do carinho
Com que me agasalhastes em teu tecto
Seguir-me há por todo meu caminho
E quando lá na curva da existencia
Pela estrada que por mim foi perorrida
Avistarei entre as ramas floridas
O vulto protetor da grande amiga
Da boa e velha casa da Avenida

Como vemos havia muitas flores e jardins!
Ela passou depois disso 18 anos sem andar, numa cadeira de rodas .Como naquele tempo cadeirante não tinha espaço,ficou sem ver sua Avenida querida.
Eu já começava andar e pegava sua mão:Venha vovó dandá!De fato ela ficou curada depois de analise com DR. Paulo Arruda.Minha doce avó foi então para ver a Paulista.
A susto foi grande!O movimento e as mulheres sem chapeu !Voltou dizendo;elas andam com bobs na cabeça!Um horror!
Felizmente nossas mulheres hoje estão produzidas e entre um passo e outro vemos o universo das diferenças se integrando,se misturando,como tudo em nossa cidade.
Mas é lúdico lembrar do Fasano,onde bebericando na calçada em uma tarde morna se podia observar a Avenida.
A mesma que vovó sonhou
Que transcrevo com carinho
Agradecendo esse DNA que me faz escrever e esquecer.Vibrar e sonhar.Exagerar e me emocionar. Sentir que posso deixar marcas e pegadas pela estrada percorrida, como dizia ela.
O titulo deste verso é Homenagem ,mas faço dele a minha, para esta criança pura que foi vovó e feliz em ter sua voz firme declamando no video que Ricardo fez.
Já idosa, na chacara com a cabecinha branca, cabelos curtos,romantica e realista.
A poesia:O Cisne,de Julio Salusse:Que o cisne vivo, cheio de saudade, nunca mais cante, nem sòzinho nade,nem nade nunca ao lado de outro cisne...


Dia 13 na Livraria da Vila cada vez que escrever meu nome,vovó e mamãe estarão unidas
comigo.

5 comentários:

  1. Vera, como vai?

    Por acaso, cheguei ao seu texto pesquisando a Jardim Escola São Paulo, além de você ter estudado lá, descubro que sua avó morou na Avenida Paulista Explico: Meu nome é Luciana. Atualmente escrevo um conjunto de artigos intitulados Série Avenida Paulista, sobre as casas da avenida que foram construídas no século passado e os edifícios que as sucederam, levantados em seus terrenos.

    Os textos contam sobre a edificação das casas, sobre as famílias que nelas residiam e fazem uma pequena apresentação do proprietário, do ponto de vista profissional e público. Os artigos são publicados na coluna SP: Antigo & Moderno no site do Projeto São Paulo City. Já foram escritos 55 textos sobre essas casas e suas famílias. Para conhecimento, o trabalho pode ser acessado neste link: https://spcity.com.br/categoria/sp-antigo-e-moderno/

    Estou buscando informações do Jardim Escola São Paulo, que talvez você possa me ajudar e, ainda, quem sabe me falar de outra casa ainda. Seria maravilhoso.
    Agradeço imensamente o seu retorno,
    Abraço, Luciana

    ResponderExcluir
  2. Um prazer imenso poder falar da minha querida escola.A primeira Montessori de São Paulo.Tenho amigas de lá até hoje e elas também podem escrever algo.
    Como quer o texto??Para onde mando??
    Já minha avó tem uma poesia sobre a velha casa da avenida.
    Bem Romantica,

    ResponderExcluir
  3. Conseguiu algum texto da casa do Conde???Eu sou amiga da neta dele.
    Se quiser posso falar.
    Adorei a ideia
    A Paulista é muito importante para mim!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Vera,
    que bom receber sua resposta e aceite em participar da Série Avenida Paulista. O foco dos textos partem das casas, neste sentido, tudo o que puder descrever que possa dar ideia da casa será ótimo. Inclusive,do ponto de vista histórico, quando foi inaugurada, era alugada, se sim, de quem? - claro isso se você souber, depois os artigos podem ter dois formatos diferentes, quando eu encontro pessoas que "viveram" nas casas, elas contam histórias e lembranças que tinham da casa, inclusive já publiquei poesias, como você comentou (Acho que li a poesia no seu blog, é muito linda). Acho que poderíamos caminhar por esse caminho. O que acha? O outro caminho, normalmente, acontece quando não encontro ninguém e eu escrevo a partir das informações disponíveis na internet sobre a casa, a vida dos proprietários, etc. Foi assim o texto sobre os Conde, inclusive com uma critica, que apareceu na imprensa. Você ter ideia poderá ler os dois tipos. No primeiro caso, sugiro os textos da família Rocha Azevedo, nos links abaixo:
    https://spcity.com.br/serie-avenida-paulista-a-primeira-casa-da-avenida-era-dos-rocha-azevedo/#more-14253

    https://spcity.com.br/serie-avenida-paulista-historia-da-casa-e-dos-rocha-azevedo-parte-2/

    https://spcity.com.br/serie-avenida-paulista-historia-das-netas-ministro-rocha-azevedo-parte-3/

    No segundo tupo, o texto dos Conde:
    https://spcity.com.br/serie-avenida-paulista-conde-ao-citi-historia-de-bancos-e-banqueiros/

    Eu já vi as fotos publicadas por vocês e gostaria de usar algumas no texto e se tiverem mais fotos da casa seria excelente. Deu para ter uma ideia de como fazer? Por fim, podemos nos comunicar por email. Segue o meu: moema71@uol.com.br Fico no aguardo de seu retorno, muito obrigada. Luciana

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!!Gostei muito de ler Spcity!!!Nossas raízes valorizadas.Minha escola na Paulista era uma casa antiga mas a origem não posso afirmar.
    Tenho fotos de nossa turminha.Algumas amigas até hoje.Sei descrever tudo .
    Vou fazer o texto e mandar por e-mail.
    Depois me conta se gostou!

    ResponderExcluir