quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Help

Help é o nome do filme Histórias Cruzadas.
Passado no Mississipi na decada de 1960.Um enredo muito conhecido das diferenças e preconceitos de raça e costumes do sul dos E.U.
Adoro aquela região, amo Scarlett O'Hara e visitei New Orleans talvez à procura de Rhett Butler(Clark Gable).Que beijo!Tenho fotos e fotos desta cena de O Vento Levou.Suas ruas com sacadas estilo espanhol, o bonde que nos leva puxado por cavalos , o French Market onde o "café au lait"era servido com bignet.
Sem falar da rica culinária com forte influencia francesa e espanhola.Nasceu aí a Jambalaia, prato que faço com carinho lembrando de colocar sempre um tempero cajun ou creole.Cajun era o nome que os negros davam à tudo que vinha dos Canadenses que ocuparam aquela região.Como arrastavam sua pronuncia ao falar canadian,diziam cajun.
Um é super hot o outro saboroso.Na jambalaia vai presunto(que deve ser tender para nós),linguiça, frango e camarões no meio do arroz.Feito em panela de ferro lembra muito a Paella.As ostras são as rainhas dos Pubs e há Oysters House por toda parte.
Fritas, empanadas e a melhor:Rockfeller.Usam muito quiabo que se chama Gumbo.Servem feijão com paio e linguiça que é o Lima Beans.
New Orleans(e a pronuncia dos brancos como diria Helen minha Professora)é Nu Órlens.Brasileiros adoram dizer New Orlinns o que para ela soava como um antigo escravo falando.Berço do jazz com grandes artistas .Aquele ritmo soul que nos enebria.
Pois é aí que mora a intenção do filme.
Mostrar a cultura tão diversa e mal entendida dos negros.A jovem escritora registrando cada história de suas auxiliares.Os olhares medrosos que lembram um pouco os de nossos antigos escravos.A fé,o canto, os ensinamentos:eu sou inteligente,eu sou importante.Sim, importante porque passaram suas vidas ajudando à construir e acabavam esquecendo deles mesmos.Então crescia o ódio e o desafeto.
Em cada esquina se vê uma loja de voodu.
Mas o riso manso e os gestos de carinho me fizeram recordar as maravilhosas negras da minha infancia.Ana, que parecia uma angolana, magra, alta e com um porte de princesa preparava com seus dedos longos uma torta de `nêsperas do quintal,ou de amoras.Ela sabia passar a mão nos meus cabelos cacheados e amarrar um belo laço!
Seu filho, Walter, brincava conosco e nunca vi diferença entre nós.
Juracy era gorda,banqueteira e com seus quindins voltou á minha vida depois que casei .Era muito doida e obrigava as conhecidas dela à trabalhar para mim .Engomava as roupinhas de meu filho Ricardo e usava tiotar!Céus!Que dedicação!
Me adorava da maneira dela.Tem uma cena do filme que chorei bastante,quando a menina de cabelos longos é penteada pela negra amorosa.Me vi lá!
Elas se foram!Tudo mudou, mas na nossa mente e no nosso coração ocupam o espaço que no passado desejaram.Tereza me colocava em cima da mesa e mandava mamãe ficar quieta .
Deixa minha filhinha branca falar!Conta filha!Como estava as férias no Guarujá?
Tereza era alcoolatra e ficava escondida como uma concha dentro do tanque por infelicidade com seu marido:Inhasca!
Mamãe dizia que eu tinha complexo de sinhá!Decerto foi há muitos anos, quando as mãos desembaraçavam os meus cachos e meus problemas.Com a voz macia não havia nada que ficasse sem solução.
Elas evoluiram.Deram aos filhos e netos oportunidades e hoje o presidente dos E.U.é um negro.´
Mas a doce e fiel mulher que fazia de seu humilde serviço uma meta de vida está registrada.Na história,no filme e na vida de cada um.
Na geração de meus filhos tivemos Cida e ela era meu porta estandarte para aquela criançada que corria pela chacara brincando e com fome!Tinhamos 11 na mesa todos os dias .
E nas festas de 60 convidados o tutú era pelando e a leitoa à passarinho(25K)pururuca.
Ela se foi.Deixou seu riso,suas queixas e outras recordações.
Tambem adorava um voodu,como Santo que trabalhava para meu cunhado.Santo,disse eu,olha seu pé!Não vai sarar enquanto não parar com o voodu.Mostrei a Sagrada Face:é Jesus!Fale com Ele para curar você.Santo respondeu;Quando Ele me curar posso voltar para o voodu?
Uma questão de cultura.Ele jamais iria abandonar suas raizes.
Neste e em outros tempos .Ver Help,Histórias Cruzadas é reviver episodios e fazer mais forte em nós a saudade dos que conhecemos no passado e estão gravados no nosso filme.
No filme de nossas vidas!

Um comentário: