quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lá atrás daquele morro tem um pé de manacá..

Esse magnifico Manacá,como outros que tenho, foram plantados por minha avó paterna.
Seu sonho era colocar a placa:Avenida Gertrudes da entrada até a estrada de Itobi.
É o que farei em homenagem à ela.E então dará num belo loteamento onde as casas serão felizes e a letra se tornará realidade:Lá atrás daquele morro tem um pé de manacá, nois vamo pra lá...
Vovó adorava esta flôr !Trouxe todas de Bertioga e meu tio brincava que era para a Avenida Monza,pois naquela época, seu carro era um Monza.Grande Tio Mario!
O tempo passou, algumas morreram,outras foram sucumbidas pelas sombras das vizinhas,mas as que resistiram estão lá,como um chamado!Na vida tambem é assim.Precisamos estar atentos ás sombras vizinhas.Lia para meus filhos um livro:o Cristalino e seus amigos na nossa novena de natal.Lembro que a lição maior para todos foi o conto da árvore que cresceu tanto que seus galhos ofereciam uma deliciosa sombra,mas suas raizes entrelaçaram com a arvore menor prejudicando-a e enfraquecendo sua seiva.Então nos jogos de Atari gritavam:me dá sua sombra!!Quer dizer;Me veja!Quero um espaço!
As flôres do manacá tem três tons:Pois nascem brancas,amadurecem lilás e envelhecem roxas.
Os cachos se formam vistosos no meio do jardim na época do aniversário de minha avó.
Penso então que é o melhor presente.Buques de flôres !Das três fases da vida.Como ela tambem temos nossa infancia,nossa juventude e nosso amadurecer.
As plantas nos ensinam muito.
E foi quando aprendi que precisam de espaço!Algumas mais ,como 10 metros de cada lado. Outras se contentam com menos.Muitas nos dão floradas incriveis em determinado ano, outro não.Uma amiga ficou chocada quando contei sobre uma palestra da jardinagem.Dr.Garden afirmou para nós que a flôr é o stress da árvore.Não vou acreditar dizia ela.Adoro as flôres!
Eu tambem adoro, mas quando estou mais angustiada pinto muito, produzo doces,e faço geléias.Muitas panquecas.Era como no tempo dos meninos adolescentes e uma das namoradas um dia me viu com pilhas de panquecas.Ela riu e disse:tia hoje você está preocupada .Eu?Pois é!Quando está angustiada faz pilhas de panquecas!
Acho que a arvore faz o mesmo!Dr.Garden deve ter razão!
E o manacá este ano superou!
Abundantes cachos coloridos que no meio das outras se sobressaia,dizendo:olhem para mim!
E estava presente alí D.Gertrudes. Com suas mãos macias havia deixado seu recado!
Lá atras daquele morro tem um pé de manacá...
E seu desejo era uma festa, pois festa era mesmo com ela.No meio da inauguração meu cunhado Arquimedes fazendo discurso!Ela o achava muito inteligente e romantico.Mas, Arquimedes já se foi.Ele era especial.
Idéias ficam gravadas,ideais permanecem na nossa conduta .
Talvez seja assim que comecei minha teimosia construindo sonhos!
Foi dela com certeza ,neste pioneirismo inconsciente .
Ou inconsequente?
Sei lá!Só sei que sou igual à ela!
Para provar, um dia ,vai lá..
No meu jardim!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os manacás da estrada de Bertioga. Muito interessante a natureza, nāo sabia das três cores representando cada idade. As flores hoje celebram no jardim o pioneirismo da avó que continua com a sua querida neta.

    ResponderExcluir
  3. Desafiar e começar algo é sempre a ideia que brota de um ideal.A meta .Ela é como seta nos revelando o caminho á seguir.Pode ser uma rua de manacás,pode ser outro sonho,o importante é lutar por eles.Como dizia meu pai diante de pessoas insatisfeitas:é a ausencia de luta!Sonhos devem continuar como combustivel nas nossas vidas!

    ResponderExcluir
  4. 2012 escrevi sobre esse sonho !!!!Minha avó e os Manacás!!
    2016 o Residencial Manacás com ruas,Luz,agua e esgoto.
    Lindas casas!!!
    Sonhos Se realizam

    ResponderExcluir