quarta-feira, 4 de abril de 2012

Páscoa

Desde criança a Páscoa foi um mágico encontro meu com a fantasia,a alegria da espera
Estudava em um colégio judeu, minha mãe era protestante e meu pai um católico que se dizia ateu.
Portanto Jesus precisou esperar anos para me ver na igreja aos seus pés,na procissão do Senhor Morto,onde sempre choro e nas missas de Pascoa e Ressurreição.
Quem me conhece hoje pensa que foi sempre assim,uma convicta catolississima senhora.
Aprendi muito desde minha conversão e os primeiros passos eram incertos e confusos.
Minhas lembranças se misturam no tempo e no espaço.Vejo minha mãe com seus cabelos curtos e pretos,seu sorriso lindo,de covinhas me dando um pacote na fazenda hotel onde passavamos.Fazenda Da Grama.Abrindo aquele presente com carinho,me encantei com o cinto vermelho de fivela dourada.Tudo era muito bom.O sol, a cachoeira, meu pai na piscina me ensinando à nadar.Sempre amei agua.Hoje temos uma diferença por causa da coluna, mas vamos nos entender brevemente.
O cheiro de mato,as caminhadas,as risadas.Foram talvez essas experiencias que me levaram à fazer minha casa na chácara(que minha sogra brincava "a fazendinha')Acho que gosto de brincar de fazenda desde pequena.Um primo padre muito sábio diz que minha alma tem saudade!Eram todos fazendeiros na familia de minha mãe.
Pode ser.Assim ,quando comecei à passar Pascoa no interior foi um presente caminhar pelas ruas na procissão, parar na hora que Verônica enxuga as lágrimas de Jesus e acompanhar tanto sofrimento daquele que nasceu Rei.
Penso que era um grande pedagogo, nos ensinando que muitas vezes teremos uma cruz para carregar,assumir,morrer para ressuscitar.Pascoa é vida.É o renascer da esperança,quando tudo parece perdido.Natal é nascer e este é um continuo movimento da humanidade,mas renascer só Jesus.Portanto é uma data infinitamente especial.
Tive Pascoas felizes com meus filhos pequenos procurando ovos no jardim onde fazia ninhos com palha de arroz.Pintei ovos de Mickey,Pato Donald e fiz muitas máscaras de coelhos,mas sempre mostrei à eles o valor do renascer.A ressureição, onde iam na missa de Pascoa para agradecer.
Algumas vezes a vida me pregou peças e sabia estar passando a ultima Pascoa com papai.Fazia um delicioso cabrito,minha salada com cestas de batata palha e ovos de codorna,minha sobremesa de fios de ovos .Se ele sabia que era nossa ultima Pascoa, me enganou bem e eu tambem.Mas tinhamos boas recordações onde juntos passamos na cidade do Porto saboreando um delicioso perú e pão de ló margarida como sobremesa,passeando pelas ruas centenárias e nos alegrando com uma viagem inesquecivel.
Minha mãe se despediu 11anos depois na mesma época.
Então a caminhada se torna cheia de historias e fazemos nossos laços e pacotes com o mesmo sorriso da menina do cinto vermelho.
Iremos caminhar na direção do Amor Ágape onde sempre seremos bem recebidos.
Esperados.Amados.Abraçados.
Encontraremos a felicidade da plena satisfação ao dizer:
Jesus Ressuscitou!Aleluia!Feliz Pascoa!
Que ela seja sempre a verdadeira razão desta estação!


Receita de salada
Fazer uma salada com varios legumes coloridos.Colocar alface em toda volta.Por cima os ninhos de batata(ralar a batata colocar na peneira de arame redonda pequena)Para melhor resultado coloque feijão cru para fazer peso.Fritar.Cozinhar ovos de codorna e colocar nos ninhos.
Sobremesa
Fios de Ovos ao centro e ovos de panacota no meio.Usar as cascas de ovos comuns previamente lavadas.
E na mesa muitos coelhos,flôres e côres!!!
SE desejar fazer um pão de ló margarida faça-o com 10 ovos,bem amarelos.
Recorte uma linda margarida e coloque-o no centro.

Um comentário:

  1. A páscoa, uma bonita homenagem a Jesus neste belo texto que nos faz viajar no tempo!

    ResponderExcluir