domingo, 12 de agosto de 2012

Dia Dos Pais

Apesar de sabermos que este dia é comemorado em diferentes épocas por outros povos, costumes e culturas,vem sempre uma interrogação.Dia dos Pais?
E então o comércio celebra abrindo suas portas aos filhos,as vitrines ficam enfeitadas com sugestivas ideias.As flõres aumentam de preço,pois muitos vão atras delas.
Um dia que todos refletem ,alguns irão ver seus pais em ambientes festivos ,outros em situações tristes.
Ser pai é uma missão .Sim, uma reflexão de como deve conduzir aquele Ser que está nos seus braços indefeso e vai crescendo, tomando conta da situação ,do seu espaço e ensinando muito .
Pai aprende tambem.Aprende à se emocionar, à calar, à ver ,compreender e permanecer.
A permanencia do Pertencer.Vai se formando um elo flexivel,uma cumplicidade no ar,um todo sem medida.Claro que há pais de todos os tipos.Os que abandonam a criança ao nascer, os que nem querem assumir a paternidade,os que são omissos.Mas deles vamos esquecer.
Minha experiencia de Pais é contemplativa,feliz e muito generosa.
Convivi com muitos parentes e amigos que parecem ter como primeira bandeira o titulo"Pai".
O meu era e sempre será minha referencia, meu escudo, minha sintonia com as alegrias, minha inspiração continua.
O tempo  na sua pressa , mostra  meu filho se tornando pai.Uma experiencia rica e de uma caminhada de amor.Um paizão diria!
O Pertencer se faz presente e observo seus passos de mãos dadas com minha netinha e longe está no tempo a mesma cena com o meu.Enquanto jogam no campo verde que preparei para eles,meu neto vai transformando o hoje no ontem e percebo o quanto se assemelham.
Escuto o entusiasmo daquelas peladas cheias de gritos:pai com filhos.E meus filhos são muito amorosos com o pai.
O importante nesta data é sentir que Pertencemos,não como alguem dominado por outro, mas amado à ponto de repetir gestos, atitudes de nosso herói.
Pai é sempre um herói e brigamos dentro de nós quando parece que esse castelo de sonhos  vai se desfazendo com o tempo.Deveria existir uma lei onde fica proibido pai doente,fraco, precisando da gente.
Pai é força que conduz,segura ,sustenta nossas diferenças,segue nossos passos.
Pai deveria ser imortal para caminhar de mãos dadas conosco pelas ladeiras da vida, pelas esquinas obscuras e avenidas turbulentas.
Mas,  hoje  o dia será de sonhos amenos.
Os sonhos que nos transmitiram ao Pertencer como filha.
Que pai está dentro de nós para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário