sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

São Paulo

Hoje é dia deSão Paulo apostolo,o meu preferido por ser contestador .Sua conversão se deu por amor.Seu nome anterior Saulo.Local:estrada de Damasco.
Nesta metamorfose que aconteceu com ele nos espelhamos em suas cartas na biblia.
Minha cidade leva o mesmo nome.São Paulo cidade hoje comemora459 anos.Não se converteu na essencia da palavra. Se tranformou numa metropole sem estar preparada para isso.Mas acredito que ninguem está preparado para transformações tão fortes.
Ontem vinha pela 23 de maio pensando;que horror!Levei uma hora para percorrer da Vila Mariana até Higienopolis.
Foi minha estrada de Damasco.Enquanto vagarosamente seguia,vinha na mente meu São Paulo!
Tinha apenas 6 anos quando feliz com meu pai fui ver os fogos da festa de 400 anos.Papeis laminados voavam por nossas cabeças e a foto do pai com filho vendo o Museu do Ipiranga,hoje na inernet  me traz essa doce sensação.A da criança deslumbrada diante dos fogos,das luzes,das festas.
Na memória registrado aquele momento unico.
Era um tempo onde nos visitavamos, reuniamos para uma pizza,para conversas onde os adultos riam e as crianças brincavam no quintal.Havia quintal.E como era bom!E tinha tambem chicabom, o sorvete predileto.Com gosto de Toddy!
Nas ruas hoje apinhadas de carros,andava-se á pé sem mêdo.
Cresci assim.Amando  a cidade e me adaptando à suas transformações.Algumas que me incomodam, outras que me fazem rir.Já não passeio pela Augusta como na adolescencia com minhas sapatilhas da Durá,para um lanche na Yara.O Fasano da Paulista ,tinha mesas na calçada.
Hoje seria impossivel com tantos assaltos.Minha restrição foi aumentando e prefiro a segurança de um shopping.Não vemos o céu se está azul ou cinza, não sentimos o perfume dos jardins que debruçavam para a calçada.As azaleas floridas.Temos nucleos de consumo, onde podemos usufruir com muita praticidade ,igual à cidade.Fomos perdendo muitos contatos e fico feliz quando reencontro uma amiga de escola,um parente querido.
Minha São Paulo não deixa de ser amada,mas seus valores mudaram.
Não sou tambem a avó que gostaria de ser, com bolo assando, crianças correndo pela casa e muita bagunça.Os apartamentos são mais práticos e os espaços menores.Quando quero Me encontrar corro para a chacara.E muitos fazem o mesmo nos feriados.As estradas apinhadas para um pouco de descanso?Ou de Encontro??
Nesta mudança, minha cidade ensina á cada dia a necessidade da transformação.
Temos que aprender muito rápido, andar depressa e tudo é urgente!Corre!Pega essa mesa!!
O transito continua devagar na minha estrada de Damasco e neste flash que repasso pela minha mente,vejo as  meninas com suas saias rodadas e meias soquete,o colégio na avenida,o guarda que nos atravessava.Brincar era simples e ser feliz tambem.
Hoje temos muitos recursos para nossas saudosas lembranças e uma delas é o facebook onde reencontrei muitas pessoas que faziam parte da minha adolesencia.Eles tambem são adeptos desta moderna comunicação e nesta semana ,depois de 20 anos a felicidade ao ouvir Adail !
São Paulo,minha cidade convertida,parabens!
Estaremos nos adaptando ao seu crescimento como nos adaptamos ao crescimento de nossos filhos.
Ficaremos felizes à cada abraço,cada minuto partilhado e aprenderemos nesta convivencia amar sempre!
Afinal você leva o nome de quem nos ensina assim!
Chego infim e entro no shopping.Feliz encontro as paulistanas quatrocentonas minhas primas,companheiras de todas as quintas-feiras!Elegantes ,me abraçam com saudades!
A espera,o transito já não existem mais!
Que filme entrou hoje??

Nenhum comentário:

Postar um comentário