quinta-feira, 13 de junho de 2013

Barcelona!!

Nossa chegada em Barcelona foi em uma manhã clara e não muito fria, visto que na vespera havia feito 8 graus.A sorte nos acompanhava e a temperatura foi subindo até 26 graus.
O porto maravilhoso, limpo, claro, moderno.As pessoas solicitas com todas as facilidades de desmbarque e nenhum problema de entrada no pais.Na verdade nunca havia imaginado que seria tão facil.
Pegamos um taxi, Dayse, Rosa e eu rumo ao hotel 1898 na Las Ramblas.Com uma entrada bastante sóbria, marmores, um pouco de falta de luz apesar do teto com vitrais.Uma construção de 1898,que abrigava uma fabrica de tabacos.Registramos nossos nomes, passamos nosso travel money e deixamos nossas malas, pois o check inn seria às 12 horas.A localização do hotel é maravilhosa.Perto das lojas que adoramos como El Cote Ingles, Mango, HM,Springfield e outras tantas.Alguns passos da Plaza de La Cataluña,do mercado de La Boqueria,do Liceu.Praças pequenas com seus umbrellones nas ruas paralelas.Do ultimo andar, onde fica o Bar, a piscina e mesas,sofás , se avista toda a cidade.Ao lado Nossa Senhora do Carmo.Um cartão postal!
Fomos então conhecer El Born, o bairro visinho.Las Ramblas é um dos mais extensos centros medievais da Europa.Amo este cenario onde as ruas estreitas se unem com pequenas passarelas,o piso de pedras,a arquitetura de suas janelas, onde me parece ver uma princesa nos espionando.Lembra-me Luxemburgo .
Para chegarmos ao Born o taxi precisava fazer uma volta por causa das ruas estreitas por onde não transitam carros.Foi ótimo, pois passamos pelo belo Parc de La Ciutadella.Uma linda fonte desenhada por Gaudi juntamente com Josep Fontseré .Antiga cidadela em forma de estrela,construida por FelipeV Esculturas de artistas famosos da antiguidade e dos novos tempos como Botero enfeitam o parque.
Paramos perto da Basilica de Santa Maria del Mar e ali assistimos a missa.Celebrada por um padre argentino, formalizando o casamento de diversos brasileiros foi nosso cartão de entrada.Ela é a unica construção de estilo gótico catalão.Erguida na idade media,em 55anos.Ampla, clara com seus vitrais do sec. XV.
Foi um começo abençoado para nossa estadia nesta cidade encantadora,boemia e alegre.
Passamos pelo museu de Picasso, mas por ser domingo, onde a entrada é gratuita , a fila dava voltas e deixamos para voltar outro dia.Sentamos para um café com um delicioso sanduiche de jamon no pan com tomate.Ao lado uma doceria onde comprei os famosos doces da Catalunha para meus filhos.
Assim, entramos no Museu de La Xocolata.Fundada pelo sindicato dos produtores de chocolate e confeiteiros de Barcelona mostra a história do cacau ,seu percurso até os dias de hoje.Ali se encontra a primeira maquina à produzir chocolate.Como já escrevi no meu blog sobre o Mexico,o cacau, muito usado pelos Astecas,por Montzuma,era uma bebida amarga e foi levado para a Espanha por Cortes e ali se tornou chocolate doce.Em barra somente anos depois .
Alem da história apreciamos a aula das crianças com seus gorros de cozinheiros mirins confeccionando bolachas e chocolates.Uma folia entre risadas e brincadeiras!
Nas vitrines exibe-se varios chocolates artesanais para concurso e a famosa Mona,bolo de Pascoa.
O sol estava já nos aquecendo e a fome foi aparecendo.No meio das vielas medievais, uma praça com restaurantes , musica na sombra dos umbrellones.As famosas Tapas se exibiam no balcão para que todos escolhecem.Uma delicia !Fiz gentilmente um prato para todas para iniciarmos nossas descobertas gastronomicas.Rosa não aceitou,mas Dayse adorou.Intercalado com as Tapas quentes que as garçonetes serviam,fomos juntando os palitos para fazer a conta.Não são baratas as Tapas.Mas deliciosas.A minha predileta foi de morcilla que adoro.A de Dayse de caranguejo.Barcelona oferece nos cardapios muitos frutos do mar excelentes, peixes e gambas.Tudo muito fresco e saudavel,pois estamos no Mediterraneo e a famosa dieta Mediterranea começa ali.
Andar à pé é uma surpresa à cada esquina e um fascinio.
E foi assim que percorremos esse bairro,o primeiro à ser visitado,neste domingo maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário