sábado, 29 de junho de 2013

Catedral,Palau

A Catedral de Barcelona fica muito perto de onde estavamos, mas chegamos de taxi, conversando com o motorista e aprendendo mais e mais.
A Praça de La Seu onde se localiza é  de um romantismo peculiar.Umbrellones nos restaurantes,gente bonita tirando fotos,sem aglomeraçao.O céu era azul, emoldurando seu campanario, onde o sino de 1545 ainda toca para chamar os fieis.
Na entrada deparamos com os varios altares.Remonta dos Visigodos e foi terminada no seculo 19.Ali se encontra a padroeira da cidade :Santa Eulalia.
Era dia de aniversário de morte de minha mãe e depositei minhas intenções aos pés de Nossa Senhora do Carmo,pois ela nasceu neste dia e era Carmen.Como dizem em Espanha :N. S. Del Carmen,que é N.S do Carmo e por coincidencia estava ao lado dela tambem no hotel onde me hospedei.
Lembrei de meu primo Monsenhor Expedito que consagrou sempre em nome dela nossas cerimonias de casamento, batizados e Primeira Comunhão.
A Catedral é toda em estilo gótico Catalão.Na cripta se encontra o sarcofago de alabastro de Santa Eulalia.
Há um museu ao lado e a capela de Santa Lucia,onde só se pode entrar com os ombros cobertos.Foi emocionante entrar e rezar para ela.Como sou Vera Lucia  fiz minha homenagem, trazendo-a comigo.Em Espanha se fala Santa Lucia reforçando o I .Para nós Santa Luzia protetora dos olhos.
A casa de L'Ardiaca fica bem na frente.Com seu patio gótico e flamboyant ao redor da fonte,parece um sonho.Azulejos pintados em azul formam as laterais da casa do Arquidiacono.Na porta uma escultura famosa onde se colocavam as correspondencia.O arquiteto que desenhou colocou andorinhas como simbolo da rapidez e uma tartaruga como lentidão.O portico renascentista é fotografado à cada minuto pela sua beleza.Minutos eternizados por tanta história ,tanta beleza.
Almoçamos no Bar do Victor,onde se come deliciosas Mules e peixes divinos.Postre;crema Catalã!!
Caminhamos então para o Palau De La Musica Catalana.
Se cem vezes visitasse Barcelona, cem vezes iria à todos esses lugares.Para se conhecer bem é
necessario tempo, dedicação e entusiasmo.Adoro vasculhar ruas, penetrar no passado, voltar ao presente,experimentar pratos, ouvir musica e beber tanta informação.
As arcadas do antigo Palau são todas de mozaico,o que nos faz pensar que a construção é de Gaudi.
Todavia foi construida por LLuis Domenech.Nestas colunas se encontram os bustos de Bach,Beethoven e Palestrina.São Jorge presente, sempre, já que é protetor da Catalunha.No interior vemos as esculturas das Musas del Palau concluidas por Pau Gargallo.
A indiscritivel beleza do vitral,que tem a fama de ser o mais iluminado de toda Europa.Desenhado com anjos de mãos dadas representando o Coro dos Anjos.Só isso já nos eleva para um mundo da musica.
Muitas colunas esculpidas,vitrais e vitrais.Um Templo ao belo,aos compositores famosos,a história da Musica
Ali se apresentam grandes espetaculos internacionais e no inicio da apresentação podemos ver um filme e a opinião de cada um deles sobre a acustica do Palau.Somos representados por Gilberto Gil.
Foram de um carinho especial comigo, já que não podia subir las escaleras.Fui de elevador com os seguranças.
Um belo café no andar terreo nos dá a oportunidade de curtir mais a estadia neste templo da musica.
Na Rua lateral, onde se encontra a fachada de tijolos à vista.Um prazer desfrutar de uma bela tarde onde o sol se colocava no horizonte e já batia minhas saudades de tudo que havia visto.
Barcelona, minha princesa, ficará para sempre no meu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário