quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Era uma casa muito engraçada....

Hoje acordei cantndo a musica de Vinicius de Moraes.Era uma casa muito engraçada,não Tinha teto não Tinha nada...
Parece doidice fazer comparação desta música com fatos que ocorrem no momento.
Mas, me vejo jovem,comprando no intusiamo de uma adolescente partilhado com um pioneirismo e um grande espirito pratico.Eu,assinava a compra de uma chacara que não Tinha NADA.
O que me encantou e fez ver a luz lá na frente,foram as jabuticabeiras.
Diria que  viviam ali há 50 anos!
A musica de Vinicius Foi inspirada nas palafitas de Salvador,onde não havia Nada,Mas eram feitas com esmero.
O mesmo que construi pouco à pouco meu canto,sem numero,numa Rua que não Tinha nome.Por sinal, nem Rua tinha.Mas era de um entusiasmo juvenil e ali Coloquei meu canto, meu encanto, minha esperança na natureza que me aguardava com seu silencio desprovido de maldade,me ensinando que  a felicidade vem das pequenas tarefas.E nelas




 fui calcando minhas investidas de menina de cidade,olhando o futuro daqueles garotos que se divertiam tanto.Meus filhos!
Era uma  chacara muito engraçada...
Não tinha nada..
Mas quando a brisa batia na pequena casa,vinha com ela o perfume das jabuticabeiras em flôr.
Inundava a tosca varanda,feita com esmero.Na risada das crianças Elas me avisam:Vou produzir!!
E era dia de festa!!Dos 24 pés,nenhum me decepcionou.Pela arvore se vê o fruto e vice versa.
Felizes obras de Deus,formando uma ala de galhos que se abraçam no topo,alimentadas por nascentes!Ai as nascentes!!Brotam agua pura e cristalina,onde muitos vinham encher suas garrafas para a semana.
Delas formei dois poços.Um para consumo caseiro,outro para plantar ver duras frescas sem agrotóxico.Assim vi crescer meus sonhos e da casa muito engraçada e da chacara que não Tinha nada,fiz um canto vestido de Flores multicores ,arvores preservadas e muitas plantadas.
Para Quem vive numa cidade Como São Paulo,este era o pulmão verde da minha mente,meu coração.
Mas a musica de Vinicius acaba na rua dos Bobos, numero Zero.
A minha recebeu  asfalto,nome e numero.
A chacara que não tinha nada e Foi motivo de preocupação de meu pai,Tem identidade.
Tem história,Tem maturidade.O sonho Foi evoluindo .
Ao gosto e sabor da vida,a canção Foi ficando là atras.
Permanece o som da infancia de meus filhos,das gargalhadas de minha avó,onde passou os ultimos dias,Permanece a figura de meu pai Pensativo,com seu cachimbo na varanda,os casamentos de Ana Lucia e depois de Ricardo e Fabiola.A conversão de Padre José Carlos,os grupos de oração na sombra da mangueira centenária.As crianças da novena que cresceram e formaram familia.
E lá,bem no silencio, as jabuticabeiras,responsaveis pela minha paixão esperam o veredito de suas vidas.As nascentes,não brotam cristalinas,Mas choram diante da incompetencia.
O destino não será maldoso com sua excelencia a Natureza!!
Com certeza !!





Um comentário:

  1. Vera, você realmente tem o dom para escrever. Expressa seus sentimentos como ninguém e nos faz entender ainda mais sua indignação contra o que querem fazer com suas jabuticabeiras. Não apenas por serem as "suas jabuticabeiras", mas por serem a presença da mão de Deus em tudo. Fora a encrenca com o Ibama... Bjs

    ResponderExcluir