segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Veneza a chegada

Chegar em Veneza para mim significava referencias,sonhos,histórias pessoais e outras mais.
Sempre imaginei entrar pela Parte antiga,pois havia lido que os navios estariam proibidos de fazer esse caminho à partir de 2015.O Nosso atracou bem longe,talvez por leis do local.
Nossas malas estavam desde a vespera no corredor e agora era só aguardar que tudo desse certo.
Tomamos café e fomos ao teatro,para a descida.
As formalidades foram tão rápidas,sem fila,sem ninguem para complicar.
Encontrei um carregador de malas muito simpático e fomos despedindo de todos os companheiros de viagem que tambem procuravam suas bagagens.
Muito perto,os pontos de atendimento,onde vendiam os tickets para vaporetto e water taxi.No nosso caso,Estavamos em tres e Poderiamos ir direto ao hotel ,facilitando bastante.
Uma fila nos esperava e ao entrar na lancha,muita gentileza inesperada com nossas malas.
Havia visto o filme brasileiro "Mulheres ao Mar" e na diversão,nas risadas ,meu espanto e preocupação deste momento.Elas eram impagaveis e faziam a maior confusão na hora de colocar suas valises na lancha.
Foi tranquilo e maravilhoso .Lembrava de Meus pais,50 anos atras,de minha mãe escrevendo sobre Shakespeare e seus personagens:Desdemona e o ciumento Othelo,que comparou Muitas vezes com outros ciumentos da vida.
O vento soprava com um aroma de maresia ,o sol aberto dizia bom dia e as pontes começavam à surgir.Os velhos casarios pintados de terracota,as janelas floridas,no mágico encontro com o passado.
Chegamos ao Pallazetto Pisani pelos fundos é claro e isso nos deu uma impressão desagradavel.
Tudo muito austero,pois a construção Gótica,de frente ao Grand Canal,tem sua entrada para embarcações por um hall com estatuas e bancos do tempo dos czares.Talvez Josephine,o grande amor de Napoleão ao chegar alí tenha tido a mesma sensação.O fato é que frequentava esse Palacio com decoração barroca nos dias de Carnaval com gondolas enfeitadas,mascaras e muito glamour.
Mas isso foi em 1797,quando Napoleão tomou Veneza!
Hoje,2014,entro pela mesma arcada e me assusto com a escadaria na frente.
Minha reação foi imediata e firme com a gerente.
Mandei um e-mail explicando que não Posso usar escadarias e Tenho reserva para o ground floor!
Daisy e Ana apavoradas depois de passar para o hall.
Bem,senhora,ainda é cedo e pode encontrar outra acomodação ou hotel caso não goste,disse a italiana.Jovem,magerrima e bastante direta,como outras que conheci ao longo desses dias que me hospedei lá!Pagamos o water taxi .130 euros.
Fomos então fazer reconhecimento de terreno.Pela lateral do Palacio,uma viela saindo de um grande patio,onde no verão fazem festas.
Ao lado,o Conservatório de Musica,que aparece no filme Apenas uma Chance.
Meninos jogavam bola,crinças andavam de bicicleta,senhorinhas tomavam sol no banco da praça de Santo Stefano.Como dizem:Campo de Santo Stefano.Onde Muitos restaurantes Já arrumavam suas mesas na calçada,abriam seus umbrellones.
Uma visita rápida à essa igreja que serviu de refugio para muitos nas diversas lutas de Veneza,onde se encontra Tintoretto na sacristia.
Voltariamos outras vezes.
Caminhamos com o mapa nas mãos e meu mêdo de não conseguir subir os degraus e descer de cada ponte era grande.De repente passo e vejo Bonvecchiatti!!Algo longinquo,me traz esse nome,essa fachada e lembro então desse Pallazetto,onde fiquei com Meus pais!!Como a memória é uma Caixa de surpresas!!A minha é fotografica!!Viu,olhos,lembrou!!Posso ver como um filme na Minha mente as pessoas tomando seu café da manhã Naquela varanda.
Ana tambem lembrou do Hotel que esteve com o marido.
Assim,descobrindo,chegamos à Praça de São Marcos!!
A famosa e incrivel,suntuosa,guardando mistérios,como um tesouro à céu aberto.
Como dizia Napoleão Bonaparte,a sala de visitas mais elegante de toda Europa!!
E lá,perplexas,exaustas,emocionadas nos sentamos no Caffé Florian para almoçar.
Porque nada justifica deixar de desfrutar este momento!!
O que são euros,ao comparar com o eterno sabor de lembrar depois ??
O Campanario começa à tocar,nos saudando acredito!!
São Afinal 50 anos que pisei aqui!O céu azul sem uma nuvem,os pombos,as pessoas falando diversos idiomas.O garçon nos servindo na bandeja de prata.A memória.
E a emoção invadindo ......
Enternecendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário