quarta-feira, 2 de março de 2016

A Cerimonia do Chá

A tarde cai e com Ela a chuva que inunda as Ruas e revoluciona o transito.As crianças voltam da escola e a cidade enlouquece.Lembrei dos tempos Onde a vida não me dava folga e minha mãe queria muito saborear o Chá da tarde comigo.Infelizmente não havia esse espaço na epoca mais carente da vida dela.
Mas tivemos muitos chas pela historia e me vejo criança na copa da Barão de Tatui ou na João Pinheiro Onde aprendi com Bié,Chá com leite.Vovó colocava as xicaras ,que Dirce Colecionava,Lindas,de cada um e Tia Dedê Fazia os Scones.Na Verdade esse costume com leite é bem londrino e mais tarde fui reviver essas memorias no Harrod's onde os Scones eram servidos com grande estilo e Lembrei de minha infancia.Foi um momento de humor Britanico .Cheguei no toalete e na porta o preço para entrar ou a nota do Chá da tarde.Logico!!Fui tomar Chá!
Os ingleses seculos atras Tinham o habito de duas refeições ao dia.Quando uma Duquesa,Ana,instituiu a refeição Onde os biscoitos, sanduiches e Chá,acalmavam sua dor de cabeça.
Acho que era hipoglicemica como eu.
E dos chas ingleses me Vem a saudade das exposições  do Centro Cultural Britanico aqui de São Paulo e do Clube de Jardinagem com o Garden Club.Era servido às 15 em ponto.Sanduiches como se deve na maneira inglesa,pequenos,de pepino com creme de leite azedo,salmão com cream cheese,presunto com mostarda.Varias geleias e todo tipo de chas.Uma pausa no meio das flores expostas e um ritual para abraçar amigos.Era divino.Sempre muitas amigas prestigiando.Uma delicia.
Como divino eram nossas noites na chacara com minhas avós e os meninos bebendo Chá de erva cidreira com sequilhos que eu fazia com capricho.Acalmavam,conversavam antes do jogo de baralhos com as bibis
Ontem mesmo Ricardo me trouxe de presente um Chá ingles que adoro.Na João Pinheiro era Chá Mate.Gosto Muito de frutas vermelhas Como D.Diva gostava e Lemon Zinger Como mamãe.Guardo até Hoje a lata que minha nora Marcia me deu do Harrod's ,Earl Grey que Alem de ser minha paixão era de Monsenhor Paixão.Desperta em mim os sentimentos mais incriveis e revive -los me faz bem.

Como disse Meus filhos adoram uma parada para o cha e para mim um prazer desfrutar com Eles.Uma conversa,um pouco de quentura e aconchego neste simples e humilde encontro com a poesia do ontem visitando nossas mentes.
Henrique Meireles dizia e deve dizer Ainda que precisamos de rituais na vida,Assim Como amigos de infancia e outras fontes de sabedoria.Na casa dele os chas eram maravilhosos pelo carinho e Fico com saudade de D.Diva e Dr,Campos rindo com as piadas e brincadeiras.Que gente alegre!!!Como aprendi com Eles!!Thales sempre fazendo humor!
No Japão a cerimonia do Chá (verde ou de flores) chama Sadou.
Quer dizer"Caminho do Chá ".E os imperadores tinham a reverencia de cultivar a Harmonia,(humildade)Respeito(sinceridade)e a pureza .
Como aprendo com Eles!!Que sabedoria milenar em suas atitudes!A humildade do silencio ,que obvio não Tenho por ser Italian !


Minha netinha É Sansei e quando encaro aqueles Lindos olhos orientais vejo neles milenios!
Nos seus gestos a delicadeza.
Nesta viagem que Faço hoje atravez do Caminho do Chá ,me permito vagar por ruas do Casbah de Tanger com meu Tio Moyses,marido de Tia Nene.Residentes há anos nesta parte de Marrocos levaram para uma antiga casa de Chá.Pela primeira vez Saboreei o acido mate verde na caneca lavrada em cobre e prata.Ela encantada com Nosso encontro,Ele um gentleman .Quer tamaras Vera Lucia??Vamos compra-las frescas.E o mel escorria dos frutos ovalados!!Um Saco de preciosas frutas frescas.
E Assim na Rota do Chá as cerimonias se identificam com um mesmo objetivo:A pausa.
Os sabores diferentes,os costumes diversos,o momento unico.
Chove Muito lá fora e depois de ter tomado meu Chá pensei em convidar todos que estão lendo para Uma xicara!!Qual sabor prefere??
Que tal???

Nenhum comentário:

Postar um comentário