quinta-feira, 10 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher

Acredito que já escrevi sobre essa data inúmeras vezes e não quero ser repetitiva.Sei que mencionei a fábrica de N.Y.onde as mulheres foram queimadas porque reinvidicaram seus direitos.
Falei de muitas mulheres e tenho uma antologia Dia Internacional da Mulher.Meu segundo livro,editado pela Oficina do Livro e Silvia Securato,que me levou para este encantador caminho .
Participei de movimentos femininos,não feministas.Com Dra,Guiomar Oricchio na LIBRA.Mulher fantastica,exemplo de renovação .Com ela e a Libra maravilhosos almoços para esse dia especial
Sempre entusiasta de mulheres que escolhem conhecer e florescer,fiz parte do Clube Paulista de Jardinagem .Foram exemplos para mim .
Todos os encontros com mulheres,me fazem ver o quanto temos para dar é cada uma com seu carisma,suas preferências,sua maneira singular de ser um Ser feminino.
Neste último Dia da Mulher escutei um dos maiores elogios .Sim,saindo distraída do elevador do Shopping ,encontro uma amiga de minha prima.Ela frequentava a casa de minha tia e conviveu muito com minha avó paterna.Como você me lembra sua avó!!Ela disse.
Acho que no olhar!!
Será mesmo que tenho de minha querida avó Gertrudes,a firmeza,a decisão,a certeza,o feeling ?
Ela era aquela que não media.Bem perto do que São Francisco de Sales dizia:A medida do Amor é o amor sem medida.
Nunca vi minha avó com preguiça,palavra detestada por Meu pai.
A disposição dela para enfrentar situações novas me leva à comparação com o último livro que estou lendo.A Ciranda das Mulheres Sabias.Adoro a autora,Clarissa Pinkola Estees .
Ali nas incriveis paginas que parecem nos levar para outro mundo,fala do arquétipo da Avuela.
Ela é Mexicana e tem nas veias o sentimento adocicado pelo afeto,pela gentileza e pelo amor.
Tudo que falta nos dias de hoje para quem vive na cidade de São Paulo.
Mas minha avó,era do Ontem e foi assim que aprendi .Com ela e com a avó materna.
Clarissa coloca a força da mulher de experiência ,vontade e fibra.


É disso que vamos falar.
A mulher forte!
Temos muitos exemplos no dia à dia onde se sobressaem pela energia que colocam nos seus feitos.
Quando escutei que parecia com aquela linda mulher chamada Gertrudes,que morreu sonhando fazer o que faço agora,me vi no ano de 1998.
Uma frase pode nos puxar para o túnel do tempo e reviver episódios guardados no fundo do baú.
Foi neste baú que encontrei o tesouro.
O inesperado veio como um raio no meio do corredor do Einstein e encostada na parede ouvi o que
Me deixou gelada.Minha mãe lutava com garra para viver.
Em seguida o próprio médico disse :Tem como se energizar??O que vem pela frente é exaustivo!
Postei no Dia Da Mulher no facebook minha linda mãe com 45 anos no dia do meu casamento.
Ali já mostro,que apesar de ter 19 anos,não era óbvia.


Nunca fui!!!Vejo pelo meu véu,desenhado por um costureiro Russo,e executado por Tereza Bover que naquele tempo era muito procurada.
Seria obvio,comum,um véu cheio de rendas ou tule com um grande ramo de flores.
Não.Era um capuz,com muguet da felicidade de point d'esprit.Nas mãos uma rosa apenas.
Bem,não quero colocar muitos recheios neste texto.Quero falar sobre Mulher.
A menina que vai mostrando sua personalidade desde cedo e moldando atitudes mais tarde.
Voltando ao corredor do Einstein ,pensei:Vou dar um tempo!!
O óbvio seria ficar deprimida com tudo ,mas levantei as forças da Mulher que estava dentro de mim,talvez a Mulher Sábia ,Avuelita e fiz minha reserva no hotel predileto de Buenos Aires.
Com uma pequena mala,a mesma que fui descansar no Rio,embarquei.
Minha casa era muito bem estruturada,com bons empregados e minha mãe acredito que adorou ficar no meio dos netos e dos cachorros Que eram quatro.


Mimaram ela o tempo todo!
Assim, me vi na Recoleta escrevendo

meu diário no Lá Biela que me reconhece até pelas paredes .Voltei lá depois para agradecer!!
Lá fora visualizando Nossa Señora Del Pilar fui entregar minha vida futura.A linda missa, a adoração Perpétua ao lado.
Bem perto o Alvear me esperando com seus corredores que troquei pelos do Einstein .
No café de grande estilo respirei longamente as lembranças maravilhosas que sempre fizeram a diferença deste lugar charmoso,com tanta história.Senti não encontrar minha amiga e Ines e fiquei feliz ao falar com Angélica neta de Bárbara .
Me situei,coloquei as peças nos seus devidos lugares.Juntei os pedacinhos que ficaram soltos pelo caminho.

Tomei um táxi
Rumo à Puerto Madero e ao pedir um prato especial ouvi do garçon:
Estás sola??Feliz Dia de Lá Mujer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário