sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mulheres que marcam,passam e ficam

Certa vez veio uma vontade imensa de escrever um livro sobre Mulheres.
Talvez a mesma que motivou a linda exposição da Faap.Elas.
Elas é sobre mulheres da arte e seus trabalhos.
Na vida tenho encontrado quadros pintados por Elas,como flores plantadas no caminho.
Cada mulher tem sua história e como marcam essa passagem em nossas mentes e corações obvio daria muitos livros.Mas no momento me contento em contar hoje a pérola chamada Barbara.
Eu a conheci em um momento que enfrentava a doença de uma pessoa querida.
Ela,com ē maiúsculo,era de uma candura escondida,uma certeza aprendida.
Bárbara,trabalhava com portadores de Esclerose Múltipla e era voluntaria no H.C
Todas as quintas-feiras fazia vários Bolos do Papa,para levar aos doentes.
Era uma professora na arte de tocar a essência de cada um.
Esses bolos,que tenho a receita,eram chamados por Barbara de Bolo do Papa,por ser o predileto de Papa João Paulo II
Ela era polonesa como ele contava feitos e histórias de sua terra,deixando documentado em um livro de receitas para mim.
No final de cada uma,colova estrelas de papel laminado como uma menina.
Me chamava de "Vera Linda"
Era a maneira meiga de dizer o quanto gostava de mim.
Nunca foi muito religiosa e mesmo assim foi com quem aprendi à ser virtuosa.
Dizia:Não gosta de fulana???Que mérito teria você em conviver com alguém igual à você e que gosta??
Que dificil!!!
Assim,Bárbara tinha na sua rotina um trajeto inusitado.Muitas atividades,dentre elas a responsabilidade de ser representante dos livros dê Elizabeth Kubler Ross,autora de mais de 20 volumes sobre morte,vida,perdas.Tenho vários em inglês dados por ela.Fazia seu roteiro de manhã.Depois a visita à ABEM e HC
Depois é claro,de almoçar todos os dias com o ex marido,fazendo visitas para a atual esposa também.
Dieci com Laudi amiga!!!
O ex se tornou seu melhor amigo é juntos passavam horas,conversando e organizando as finanças.
Tinha ficado muito rica apesar da "modéstia"que queria mostrar.Mao aberta,dando muito aos empregados por gratidão,com a despensa repleta de iguarias e Champgne Francês.
Venha Vera,vou dar uma garrafa para comemorar a visita de alguém.
Sempre se comemora!!
No trabalho se especializou em Gestalt terapia e todos os anos partia para a California para se atualizar.
Falava pouco de sua infância,mas um dia por coincidência uma pessoa veio ao meu encontro pedindo para conhecer a Princesa Polonesa.Fiz o contato e a pessoa escreveu seu mestrado.
Achei estranho,mas soube que os pais vieram para o Brasil ,colocando-a em um internato em Londres.Sion.Assim,sabia bastante sobre catolicismo,mas não praticava.Sua maneira de amar ao próximo era sua religião.
Portanto seu inglês era quase perfeito,assim como seu português.Um sotaque que era familiar.
Sua sensibilidade era tanta que aos doentes terminais fazia um trabalho de olfato,tato.
Com a esposa do melhor amigo deu colares de perolas para sentir nas mãos.Os preferidos.
Na mesa larga e grande conheci muitas maneiras de ser e dizer.De viver.
Nunca fale a verdade se esta for para magoar.Melhor mentir do que ferir.
Assim,essa mulher,que acompanhou minhas perdas e minhas vitórias,um dia se deitou para não mais levantar.
Seu companheiro,havia morrido,assim como sua linda e jovem filha.
Cada um no seu habitat.
Fui visitá-la.No quarto,cheio de brinquedos,que ela adorava,dei com uma relíquia de Nossa Senhora.Aquele quadro pequenino acenava para mim!
Que estaria fazendo ali,um quadrinho bordado à ouro com as Sete Dores de Maria??
Bárbara nunca foi devota.Era livre,como dizia. Ela O Deus.
Perguntei:Bárbara,que lindo!!!O Coração de Maria com as sete Dores!!
Vera Linda é seu!!!
Foi assim que das maos desta extraordinária mulher veio para mim o Agnus Dei
Chorei emocionada!!Ontem dia De Nossa Senhora das Dores ao rezar ,veio a presença de Bárbara.
Onde estará ela??
Procurei meses!!!Nunca nenhuma notícia!!
Mas ficou aqui,marcada na passagem pela minha vida.
Bárbara a Princesa Polonesa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário