terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabens São Paulo

embro hoje do aniversário de 400anos de minha cidade.Era menina ainda e junto com meu primo festejamos vários dias.Me recordo de papai me levando nas ruas do Morro dos Ingleses,onde se via os fogos e jogavamos papel brilhante.Era um tempo onde minha cidade podia se orgulhar de um modo de vida bastante cosmopolita.
Adoravel Avenida Paulista onde estudei, as mansões se misturavam na história, nos ensinando um pouco da influencia que herdara na arquitetura europeia.
Hoje,temos a mesma avenida com muita gente apressada para os escritórios, dos casaroes sobraram dois ou três.
Minha escola ficava bem em frente do São Luiz e um guarda nos atravessava todos os dias:Sr.Alexandre,nos conhecia,sabia nossos nomes,apitava e sorria.
Muito tempo depois conheci um amigo,que fazia o inverso.Estudava no São Luiz e por muita coincidencia lembrava de nosso guarda.
Ao lado ficava Mme.Rosita.
A Augusta era maravilhosa,cheia de lojas elegantes e onde me deliciava comprando meus sapatos na Durá.S.Paco já me conhecia e minhas sapatilhas de hoje talvez sejam a saudade daquelas que ele fazia.
Tomavamos lanche na Yara .
Minha memória traz reflexos desses tempos,com o bonde da Avenida Angelica que amava!
O da Pamplona que me levava á casa de meu primo no Jardim América.Sexta-feira lá estava minha avó no pátio me esperando e juntas iamos de bonde pela Pamplona.Nos reuniamos na casa de amigos e as festas improvisadas tinham aquele sabor de amizade.
Amizades que trago comigo como jóias na caixinha.Ninguem pode duvidar de "amigas para Sempre'.Era assim que se vivia na minha infancia, na minha adolescencia na cidade que foi engordando, crescendo sem rumo certo,abraçando muitos que foram chegando.Tinhamos o conforto das grandes cidades sem muitos inconvinientes.
São Paulo,cheia de surpresas vai acolhendo à cada dia.E com isso encolhendo a qualidade de vida.
Não vemos mais os guardas risonhos é claro,pois os que nos ajudam estão irritados com o transito,com a desobediencia.
As festas mudaram .As familias já vivem mais em apartamentos,pela segurança.
Mas, quando passo pela Avenida Brasil ainda me emociono como uma criança com suas casas transformadas em grandes clinicas.Meu coração ainda bate por essas ruas que foram modificadas,pela saudades dos bondes com seu ruido pelos trilhos.
Fomos todos obrigados á aceitar essa nova face por amor ao nosso espirito paulistano.
Vem das Bandeiras essa garra?
Dos bandeirantes que mudos observam eternizados no Obelisco na frente do Ibirapuera.
Reflexo de grandes artistas,escultores,pintores que retrataram tão bem nosso amanhecer, nosso entardecer.
Fica assim o sonho de uma menina ,que quando adulta ao entrar em varios lugares de outras cidades é chamada:Ei Paulista!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário