quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

São Paulo faz aniversário!


A cidade onde nasci,cheia de imprevistos e desigualdade,leva o nome de um grande apóstolo,o meu predileto.Rebelde no inicio,necessitou de uma visão do Mistério Divino
para se converter.Quando isso se deu,tornou-se o grande São Paulo Apostolo que afirmava entre muitas outras frases:"Eu trabalhei mais do que todos os apóstolos".
Talvez tenhamos herdado esse enfase ao trabalho inconscientemente.Inconsciente coletivo.Essa flexibilidade ao abraçar pessoas de todas as raças, religiões e costumes.Desde a culinária,cheia de representações diversas no simbolismo do misterioso e do sagrado dos vários povos que foram se acomodando aqui.
Eistein dizia :"A coisa mais perfeita que podemos experimentar é o misterioso.É a fonte de toda arte e de toda ciencia verdadeira."
Esse misterioso nos acompanha à cada esquina.Nos Museus que fazem a alegria dos que querem aprender,das grandes Faculdades,dos Mosteiros,Igrejas,Parques voltados para nossa história.A história que começa com os Bandeirantes.E na rotina deste povo mesclado que se adapta aos costumes que trazem recordações o café continua seu curso formando elos e dando oportunidades de encontro, conversa a descoberta do outro.Tornou-se um ponto turistico como talvez os grandes centros de compra: O Shopping Center!Vejo pessoas de outras cidades em visita à São Paulo carregadas de sacolas,cansadas, em grupos tirando fotos.Mais tarde irão ao cinema com certeza, nas mais variadas e modernas salas onde podemos descansar do burburinho lá de fora e assistir um bom filme..
Jantar ou almoçar nos restaurantes que darão a variedade de escolhas e qualidade dos maiores "chefs".
Sim, esta é São Paulo! A mesma que no meu tempo de menina fazia minha alegria andando de bonde na Av. Agélica até o colégio!A mesma que tinha no seu lago da Praça Buenos Aires ,girinos que levava para casa no meu tanquinho de boneca!
A cidade que foi se alargando com sua capacidade de abraçar.
Foi quando ela ainda era vista com seus predios se formando que meu pai, campineiro se apaixonou pela cidade e por minha mãe, paulista,paulistana,aquela, como dizia ele de 400 anos!
Ele estaria hoje comemorando esses 458 anos com muito orgulho de ter sido parte de tudo que se fez e se continua á fazer
Seu nome impresso numa das ruas da metropole agitada,turbulenta, misteriosa.
Lembro de seu entusiasmo na festa do Quarto Centenario.Fogos,bandeiras,luzes e eu tomando fôlego para construir uma vida .Tinha 6 anos!Penso que tenho acompanhado loucamente o ritmo frenético das buzinas nos meus ouvidos e faço parte do grupo que sobreviveu à isso tudo.Consegui mesclar a neura com muito amor à tudo que faço.
Mas, com todos os defeitos que minha cidade apresenta tenho uma satisfação imensa de mostra-la aos que vem de fora!Lá vou eu pelas ruas,com a música tocando para o Museu da Casa Brasileira almoçar com uma amiga ou para o Mosteiro ouvir canto Gregoriano.
Adoro o Masp,a Pinacoteca e nada mal um passeio pelo Mercado Municipal.
As feirinhas de antiguidade se espalham e uma volta por cada uma me faz lembrar os tempos do Mube,onde os designers tinham seu espaço garantido.E eu estava lá!
Penso que temos tambem maneiras diferentes de nos comportar.No Rio , certa ocasião ,entrando com uma amiga em um restaurante no Leblon ,falavam;Ei PAULlXXXTA!
Seja lá como for a Paulista de 400 anos agora tem 458!
Feliz por encontar todas as semanas com primas de minha mãe de 458 tambem!
E nos elos a cidade amadurece e se enternece ao completar mais um trabalhoso,incansavel ano de existencia!
Feliz Aniversário São Paulo!
Obrigada por tudo que me proporcionou e pelos filhos e netos que nasceram aqui!!

3 comentários: