quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Suba à Bordo!

Esta famosa frase da semana,feita pelo comandante da Guarda Costeira italiana me faz lembrar a autoridade que define situações.Quando estamos no meio do nada, onde tudo parece indefinido temos necessidade de um posicionamento preciso,forte,que nos transmita segurança.
Esquecendo um pouco a covardia do outro, que se esquivava e não obedecia,volto minha imaginação para :Suba à Bordo!
Quantas vezes a vida nos traz quase um naufragio e subir à bordo é necessário?
Lembro da forte imagem de meu pai, penso no meu bisavôThomaz ,napolitano,na minha bisavó Maria,de Turim.
A linha á ser seguida para eles era clara, precisa,sem muita fantasia.Realidade com uma musica de fundo.Talvez aquela que me emociona:Andrea Bocelli-Con Te Partirò
O dia à dia era aquele que o sol nascia mais amigo e terminava no cansaço do trabalho digno para o necessario.Sair da Italia deve ter sido de uma coragem imensa e graças à esse ato e inumeras atitudes estou aqui, na frente do meu computador.Vivo melhor por eles e atravez deles.A coragem aplicada na prática.Muitos como eu, nesta cidade imensa!
Devido á esta linha reta que desenharam ao desembarcar no Brasil,meus filhos são frutos deste pioneirismo.Meus netos trazem dentro de si essa essencia .A coragem!
Assim, muitas vezes me vejo bastante rigorosa comigo mesma,autentica demais ao falar e óbvio muito enérgica apesar de ser meiga.Minha mãe dizia:você está muito italiana!
Neste contraste,lembro de meu pai, que amava dançar,viajar, ler poesias e romances, grande estudioso das leis,criterioso como um bom advogado.Um respeitado Procurador Altarquico Federal.Mas, bravo.Muito bravo!
Energico com sua própria doença,que o levou aos 63 anos,não dando chance para tratamentos que não acreditava.Energico!Parece que ouço:Suba à bordo!
Sim, comandar nossas vidas é estar na proa .Dirigir nossos atos voltados á necessidade de cada um que depende de nós,que estamos ligados por laços.De parentesco, de amizade,de afeto.O afeto do italiano antigo.Das mãos que acariciam, mas trabalham.Sinto as de minha avó, muito macias apesar do"lavoro"
A Italia vive um momento confuso e talvez este episodio venha lembrar á cada um deles seus ancestrais como veio para mim hoje.A lembrança da lucidez.Dos laços que são fortes e a voz de comando que grita dentro de cada um:SUBA À BORDO!!

Um comentário:

  1. Very good message, Vera! We all need to take control of our lives, otherwise others will do.

    ResponderExcluir