sábado, 24 de novembro de 2012

Coincidencia ou Homenagem?

Venho escrevendo sobre Mexico,sua história, seus museus e na lista de predileção fica meu carinho pelos pintores Diego Rivera e Frida Kahlo.Falo sobre a Casa Azul,coloquei fotos,mas a vida tem suas manobras e nos faz testemunhas daqueles que admiramos.
Talvez neste testemunhar,nesta solidariedade,tenha me revestido destes personagens sem mesmo pretender .
De manhã mostrei para meu filho o calendario que trouxe da Casa Azul,onde os meses se vestem com as magnificas telas de Frida.Disse:Vou fazer almofadas com essas imagens!Hoje na cidade do Mexico deve ter alguma homenagem à Rivera pois é data de seu falecimento.
De fato, 24 de Novembro Diego Rivera morria,bem depois de Frida.
Costumo comprar Vogue Mexico para ler espanhol e como já mencionei uma vez, me traz grandes descobertas como o hotel museu onde me hospedei.Hoje a descoberta foi outra!
Pois bem, comprei sem olhar a capa e só ao chegar em casa vejo Frida Kahlo com suas tranças e fitas,aneis e aretes(Brincos de pingente)!O titulo:As aparencias enganam!A reportagem mostra o lado mulher exótica, irreverente nas roupas e profundamente nacionalista nos trajes, mandando confecciona-los com os bordados tipicos mexicanos, batas, saias longas, aneis em todos os dedos e pulseiras escravas.Seus cabelos longos em estilo trança com fitas entremeadas e flores no topo.Seus brincos de pingente e colares com pedras regionais ,coloridos como os tecidos de sua vestimenta.Escreve para Rivera,quando estava em Paris que as pessoas paravam para ve-la.Imagino!
Vogue faz neste numero uma homenagem aos 75 anos de sua primeira aparição na revista e eu faço a minha lembrando deste casal que   se espelharam no amor para criar e passar aos demais a genialidade .
A coincidencia?O dia da morte de Rivera!
As fotos são quase as mesmas que tirei,pois o que mais me tocou foi aquela janela(como dizem na reportagem: Ventana)por onde ela via seu jardim.O mesmo angulo que tirei,a mesma sensação de alguem vendo por aquela fresta o mundo,a vida.O quadro que mais amei,sem saber o ultimo !As melancias:Viva la Vida!(Sandias como dizem eles)
Dizem que Frida só cortou seus cabelos ao se separar de Diego e assim usou roupas comuns.
Apesar de seus amantes ela jamais seria a mesma.Sua essencia ,sua criatividade dependiam deste amor tão forte que se iniciou no Zocalo,tendo como testemunha aquelas paredes pintadas por ele,as mesmas alamedas por onde andei.Era o combustivel de sua vida, de sua luta com corpetes de couro para segurar sua coluna,de sua risada na descida da Ventana junto com ele, abraçada,onde ressoa essa energia que movia os dois.Naquele beijo uma unidade que transpassa o natural e se torna sobrenatural.Eterno!Vinicius dizia;que seja eterno enquanto dure!O deles ficou imortalizado!
Na separação isso se rompeu e talvez nada pudesse substituir ou voltar à ser!
Que Diego me perdoe quando o chamei de Feio!Muy feo!Posso sentir agora o que crepitava nestes corações.A poesia dos que acasalam numa fusão transcendente!
Como disse o motorista: a arte señora!Era a alma!Duas almas que se encontraram e se completaram.
E transcrevo então a carta de Frida na estranha data para mim muito especial tambem:
Agosto 19 de 1939
Hoy hace diez años que nos casamos,tu seguramente ni siquiera recordarás el dia  ni la fecha(data) ni nada.Io si.Ahi te mando esas flores,y en cada un monton de besos y el mismo cariño de toda la vida.Hoy en la mañana ma acordé de aquella cuando desperté y dije:Zocalo!
Te adora tu
Frida

E eu nesta manhã lembrei de Rivera e Frida!
E finalmente os coloco na porta !Entrem!Sejam benvindos!
E os verei então  ao fazer meu café!E iniciar o  dia!
Como dizem vocês: Mi casa es tu casa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário