quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Nossa Senhora De Guadalupe,Padroeira das Americas

Foram muitas histórias que ouvi, muitas graças que recebi,mas minha maior surpresa foi quando a descobri na minha casa.Havia recebido de minha querida D.Diva um qudro cusquenho lindo de Nossa Senhora.Ele me acompanha e olha por mim, mas um dia recebendo uma imagem pela internet descobri que era Nossa Senhora de Guadalupe.Minha mãe,protestante não muito convicta deu a medalha para uma amiga no momento que esta passava por um cancer.Rosa com previsão de 3 meses viveu 30 anos e nunca se separou da Virgem.
Assim, meu amor foi crescendo, minha curiosidade tambem.
Chegando à cidade do México combinei com o motorista:Amanhã às 11 vamos à Guadalupe!
Era um lindo domingo de sol e o céu azul delineava os monumentos da Revolução e predios históricos.As avenidas largas com lindas arvores me faziam lembrar o diario de minha mãe,encantada com um Mexico civilizado.
O transito não dava treguas e fomos lentamente chegando ao Santuario que aguardei anos e anos.
Pelas avenidas procissões com a Virgem na frente abanavam suas bandeiras e cantavam hinos .
Um espetáculo de fé e amor com muitos bairros e cidades peregrinando.Parecia ser o dia dela que é 12 de Dezembro,mas era um dia comum.Passamos por varias barracas de souvenir,roupas, comida,objetos religiosos.Uma mistura de vozes altas com cheiro de comida.
O motorista,Enrique, parou no estacionamento e alí já senti que não era assim meu filme!Sim, porque nosso filme pessoal, da nossa imaginação,da nossa espera tem outro aspecto.Sou muito sensivel à questão da beleza das coisas,do sagrado, do silencio,do respeito.Mas estava num pais onde eles são feitos de emoção, como disse antes ,parecem tomar chilli nas veias!Exuberantes!
Olhei a escadaria perplexa e disse:Não posso subir!Mas, a teimosia faz parte deste povo e lá fui eu, sabendo que Tandrilax me salvaria mais tarde!
A multidão cantava de braços estendidos num louvor e veemencia indiscritiveis.
Mas ,empurravam tambem,e assim fui levada abaixo da Virgem que me viu com seus olhos entreabertos,aquelas pupilas onde esta gravado a figura de Juan Diego, o indio que foi o escolhido.
A esteira rolante me conduzia e disse:OIII!Estou aqui!Minha Querida!Te amo!Linda!
Foi só!
Precisei me encaminhar para a Basilica antiga, onde felizmente assisti a missa e comunguei.
A emoção foi grande e talvez Deus tenha preparado tudo como um flash para não me ver chorar muito,pois era impossivel ficar insensivel.O altar esculpido com muito ouro e as pedras formando desenhos.A história fala que Nossa Senhora apareceu à Juan Diego e pediu que fosse até o bispo para construirem ali uma capela.O bispo não acreditou e Juan Diego volta áo lugar da aparição e diz que não estava conseguindo.AVirgem então faz brotar flores naquele lugar e manda um maço de rosas para o bispo.Mesmo assim ele não se rende.Juan Diego desesperado traz o bispo no local e ao abrir seu poncho(feito de um material de cacto)grava-se alí a figura de Nossa Senhora de Guadalupe.
Ela tem a constelação do México exatamente como o céu se apresentava neste dia.E o tecido que normalmente se desfaz dura até hoje.
Nos seus olhos entreabertos se vê com lupa Juan Diego e o Bispo.Assim a primeira capela, lá no alto foi erguida.Mais tarde com ameaças na construção por causa dos tremores do Mexico,foi erguida essa onde estive.Mais tarde a modernissima que pouco fiquei.
Maria nossa mãe escolhe como deve ser visitada e mesmo ficando só aqueles segundos perto dela,sei que assim desejou.Minha visita seria feita outra vez na quinta-feira às 3 da tarde com exposição do Santissimo e direito à muito silencio!O Silencio de Maria como diria Frei Ignacio Larrañaga!
Padre Pontes, meu velho amigo escreveu um livro de Maria Gravida.Varias imagens Dela,onde estava grávida e Guadalupe é uma delas.
Todos os dias Enrique perguntava:Quiere volver señora à Guadalupe?
Si quiero volver!
Muitas vezes e trazer no coração o olhar rápido da Virgem sobre minha cabeça!!
 E a musica que tocava era La Barca, a mesma que ouvi pela primeira vez na casa da queridaD.Diva ao entrar para a Renovação!!
Quantas estradas percorri até então!
Senhor tu me olhaste nos olhos!À sorrir pronunciaste meu nome!
E neste olhar,neste sorriso me ensinou tanto!
Mostrando o Amor Ágape!

Nenhum comentário:

Postar um comentário