quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Zocalo

A Plaza de La Constitucion ou Zocalo é uma praça monumental que me deparo depois de percorrer o Paseo de La Reforma,aquela linda e gigantesca avenida,que fotografei com flores amarelas.
A cidade que muitos falam sobre poluição e perigos se veste de arvores com flores pink e muitas ruas elegantes,parques arborisados.A mistura deste novo com o antigo parece ser o ingrediente principal do fascinio que exerce aos visitantes curiosos.No meio destas ruas cheias de alegres e barulhentos moradores os edificios  nos revelam uma tradição de cultura e  riqueza.Como a Casa dos Azulejos,O Correio Central.Ao lado do Palacio de Belas Artes,em reforma a Alameda Central.Havia me encantado com o Hotel Cortês que fica alí ,mas felizmente avisada por amigas , resolvi não ficar.O Hotel em estilo Hacienda é lindo, porém  bem ao lado desta praça .No momento bem confusa.Pouco segura para andar á pé.Perto se encontra a Plaça Garibaldi onde os Mariachis se reunem e esperam pedidos de musicas á um preço regular.Eles se vestem com aqueles sombreros tipicos e dizem que o nome Mariachi veio  de Marriage,pois eram convidados à cantar em casamentos.Suas roupas cheias de bordados ,calçando botas fazem um conjunto  pitoresco.
Então o grandioso Zocalo se encontra no meio de tudo isso.Era chamada pelos Astecas Tenochtitlan .Quando os espanhois chegaram comandados por Cortés,após varias batalhas tomaram a cidade e se instalaram .,pois alí estava a Piramide Maior.Portanto o Palacio de Montezuma passa a ser a moradia de Cortés.
A praça tem200m de largura .Uma das maiores do mundo.
Alí fica a Catedral com seus altares de ouro .Ela está afundando por ser seu solo o antigo lagoTexcoco.
Muitas reformas tem sido feitas para que ela permaneça perfeita.Tem seis altares principais e mistura o barroco com neoclassico.
Visita-la foi para mim uma emoção intensa !Há muitos anos tenho uma devoção:Senhor de Los Milagros.
Pois bem, havia deixado o motorista Enrique com um aviso de 1 hora e meia para vir me apanhar.
Entrando me surpreendo com o cartaz:Señor de Los Milagros ,visita Mexico e as datas:a mesmas da minha estadia na cidade.Entrei emocionada e fui falando até encontra-lo .Estava já aos prantos.Não dava para parar!Enfim, depois de tantos anos encontro o mesmo Señor que para mim havia respondido à orações e pedidos.Graças muitas!
Lembrei de minha oração rasgadinha numa caixa onde guardo com tanto carinho.Era incrivel aquele encontro!A moça que limpava se compadeceu do meu choro e abriu as portas de ferro e dizia:Ponga la mano señora!!Eu rezava, chorava e explicava para ela minha emoção!
O tempo era muito curto para tantas aventuras e mesmo assim consegui comungar alí.
Meu dia estava completo, meu coração leve.Assim fui para ver as pinturas de Diego Rivera no Palacio Nacional.Ao entrar as escaleras!!Disse ao pessoal da recepção :não tem elevador??
No começo acharam problema, depois me deixaram usar o que é dos funcionarios do governo.
Foi nestes corredores que Diego passou 15 anos pintando os belissimos murais.
Foi nestes corredores que mergulhei em suas pinturas fantasticas que me levaram ao
Imperio Asteca,suas ceramicas,tecidos,colheitas e costumes. Tudo retratado alí com uma perfeição impar.
Muito bom ter pressa nesta hora e lembrar que o relogio continua mudando seus ponteiros e o motorista estaria já à minha espera.Isso me fez ser mais racional e menos emotiva.Era uma interação da pintura com o local, as pessoas que alí pisaram como eu, as lutas, as perdas de um povo e sua vitória nas paredes que me observavam mais do que eu as observava.
A noite me esperava no Palacio de Belas Artes com seu ballet folclorico e suas surpresas!!
Zocalo está visto!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário