sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Rialto

Nesta altura de nossa permanencia em Veneza, Eu Já estava tendo um caso de amor com essa cidade que me surpreendia à cada momento e se possivel fosse, ficaria lá,fazendo amizades, descobrindo como viver para sempre alí.
Caminhavamos todas as manhãs, passando pelos patios do Palazzetto Pisani  com suas fachadas milenares  nos observando.Tomava meu café no explendido apartamento,pois as escadarias seriam Minha ruina para continuar o dia.Telefonava para a gerente simpatica,Carla, e pedia Minha Macedonia de frutas que é uma salada variada com muitas fresas(morangos)prosciutto ,café capuccino,fromaggio,panini e sempre esquecia de pedir burro!!Mas a vista que tinha nesta refeição era a do Grand Canal com os venetos falando alto nas suas barcas,Lanchas e gondolas.Os gondoleiros preferem pequenos canais,pois alí as ondas formadas por outras embarcações atrapalham.
Minha mãe sempre brincava que Eu tinha Minha hora Zen,no dia.E nesta viagem a Minha era essa.
Dorsoduro com seus palacios em frente e o céu como moldura deste quadro que só o pintor dos pintores poderia Criar !!Deus!!Esse mesmo Deus que me protegia neste caminho, nesta aventura me doando e dando tanto!!
Era meu momento de agradecimento!!
Planejamento para o dia,pois o tempo corria e nossa volta para o Brasil chegava.
Caminhando por entre muros altos e depois o conservatório

 de música de onde se ouvia o som de violinos tocando desde cedo.Crianças brincavam no espaço onde nos carnavais se apresentam artistas
As rosas em tufos cobriam o beiral do museu ao lado e um homem estatua se colocava como Carlitos para ganhar alguns euros.
Absorver tudo e guardar na memória como um tesouro precioso!!
Nesta ansiedade em não perder nada,visitamos todas as lojinhas de Campo Stefano e Já conhecia o garçon que nos acenava ,tendo certeza de nossa presença para o jantar.A dona da loja de bijouterias
em Murano contava sua vida para mim e Eu Já conseguia um bom papo em italiano.A senhora das porcelanas maravilhosas frequentava a mesma missa e familiarizada,me oferecia desconto.
Conhecia a Geox,que sempre Sonhei,a Stefanel onde acabei comprando uma saia.
Lamento profundamente ter deixado Minha bolsa Armani,pois no Brasil é um absurdo o preço!!
Mas nosso destino era Rialto e depois de fazer todas as descobertas consumistas e me frear na Disney Store,perguntando,olhando,recebendo algumas "gentilezas"",chegamos em Rialto.
Acredito que quando escrevo,Muitas vezes vou floreando como dizia meu pai e a culpa é dele que me pagava por pagina!!Bons tempos!!
Rialto,o mais antigo bairro de Veneza se sobressai por suas vielas,seu mercado antigo e principalmente por sua famosa ponte de pedra.Me lembrava de suas lojas e Minha mãe encantada.
Desta vez não atravessei.Alguns degraus E Já se pode ter uma linda visão do Grand Canal.
É o oposto de Dorsoduro com suas residencias e atmosfera elitista.
Rialto(Rivo Alto) é cheia de turistas,pessoas que se aglomeram nos cafés,nos restaurantes.



Vende-se pizza em pedaço,sanduiches e comidas rápidas com vitrines mostrando os pratos.
Muitas lojas boas e acredito que maior cuidado com a bolsa.
Alí no mercado,pode-se encontrar frutas e peixes frescos.Mercado que serve os venetos há seculos!Ele se encontra do outro lado da ponte,no bairro denominado San Paolo,visinho de Santa Croce .O famoso Giardino Papadoli tambem se encontra alí.
Esta ponte é um marco desde 1591.Depois de restaurada.
Neste ambiente agitado e festivo,um perfume de pizza nos acelerou a fome e encontramos uma trattoria em frente à ponte com mesas dando para o canal .O lugar simples com toalhas de xadrez vermelho e garçons engraçadissimos nos proporcionou a melhor pizza que comi até hoje!!
Busso,se chamava e serviam com uma alegria contagiante!
As gaivotas pacificas sobrevoavam por perto e vinham esperar alguma migalha.
Passear alí é um fascinio!

Muito perto,um ponto de vaporetto.Nele ,percorremos o Grand Canal e foi Assim que as fachadas de muitos Palacios se descortinavam,no meio das aguas,com suas colunas sombrias.
Ca'D'oro ,com sua fachada Gótica,Palazzo Vendramin,Palazzo Grassi e muitos que colocarei fotos.
Assim chegamos mais uma vez na Praça de São Marcos e seria nossa despedida Já que na manhã seguinte o water taxi nos levaria para o aeroporto Marco Polo,pelas aguas!!
Uma aventura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário