terça-feira, 15 de setembro de 2015

Shaná Tová

A vida é uma ciranda onde damos as mãos para unir ideias,trocar energia e fazer elos.
Desde pequena fui abençoada com festividades judaicas ,uma vez que minha mãe me colocou em um colegio Montessori,Jardim Escola São Paulo,na Avenida Paulista,onde a maioria de alunos eram de origem Judaica.
Assim,meus amigos e amigas,professoras e professoras me passaram esse entendimento na importancia de festas e comemorações com  significado religioso.Para nós Catolicos,o Nosso começo.
Nossas raizes que mais tarde se transformaram.
Convivi uma vida com esse agradavel e amoroso povo,uma colonia que não nos aceita muito e aprendi à ama-los.
Minha mãe escrevia para a revista Shalom e tenho a coleção até hoje.
Justo que com tantas amizades e se sentindo uma Judia,Ela estivesse sob os cuidados de medicos que lhe traziam a segurança,admiração e mutas brincadeiras.
Lembremos que são festivos, alegres e que brincam com suas proprias diferenças.
Sob Este sol foi que enfrentamos a doença dela.
Nunca escrevo nada sobre isso por ter como meta jamais escrever tristezas.
Mas sou uma contadora de historias e este episodio da minha vida no meio das nuvens cinzentas me trouxe Amor,Alegria,Humor,Esperança e Solidariedade.
Sou grata eternamente por todos que se tornaram personagens deste Ano Novo!!1997!!
Era época Onde fazia hidroterapia no Jabaquara com Paulo Camargo,meu querido fisioterapeuta .
Assim,conheci D.Sara,que morria de medo da agua e estava sempre ao seu lado para que não ficasse aflita.A amizade surgiu e ela contava piadas , casos e me divertia com muitas coincidencias que cruzavam os caminhos de quem vê alem de...O universo !
Costumava falar sobre os medicos de minha mãe e era  inteligente nas conversas,como todo Judeu.


Uma certa manhã D,Sara veio com a surpresa:Verinha,fiz  Gefilte Fish para você e sua mãe!!
Fiquei encantada com aquela mulher idosa,com seus problemas de saude sair de sua rotina e preparar com carinho um prato para nós.Nunca me acho merecedora  deste tipo de afeto,que faço para Muitos,mas vejo pouco.
Era uma situação nova e me ofereci para leva-lá ao Bom Retiro,bairro em que morava.
São Paulo caótico com seu transito sempre assustador e nós felizes indo para buscar um prato especial.
Chegando lá,parei no estacionamento que ficava proximo à sua casa.D.Sara ria contente e disse:Vamos visitar Moshe??Eu não sabia Quem era o Moises à quem se referia e disse :Sim!!Vamos!
Entramos na loja e de dentro apareceu o simpatico homem alto,com um olhar profundo:
Moshe,esta É Vera,filha da paciente de Artur.
O rosto serio abriu-se num sorriso e aquele homem se tornou doce a amavel.


Vera,estamos no Ano Novo,acreditamos que as Pessoas que encontramos neste Dia nos trazem sorte.
Você me trouxe Sorte e Quero te dizer que sua mãe está nas mãos do melhor homem do mundo!!Alem de bom médico .
Meu coração se aqueceu e fiquei ali,como uma menina que ganha um presente tão inesperado,que não sabe como agir.
No meio ao meu espanto Moshe disse:Hoje vou te ensinar em  idiche como falar Feliz Ano Novo para seu médico.
Fale comigo:A gut yor
Assim,a menina criada no Jardim Escola que conviveu com raças diversas,costumes diferentes e refigiados,abriu seu mundo ao destino,falavando sem medo a saudação Judaica.
Moshe ficou lá encantado,e lembro dele como aquele que abre janelas de Nossa historia.
Sara e eu almoçamos felizes em um restaurante de comida Judaica .Era vespera de meu aniversario e


meu presente estava ganho.
Fomos mais tarde buscar o prato de Gefilte Fish que fez a alegria de minha mãe tão fraca naqueles dias.
Shaná Tová ao carinho daquelas mãos que na sua beleza de alma fez a Felicidade brotar!
Shaná Tová à doce Licia Levi que me alfabetizou e se fez amiga de minha familia na solidariedade dos bons e não bons momentos.
Vi Sara mais tarde no Golda Meir.
Sua fibra de guerreira,seu sorriso largo que me lembravam Ano Novo
De Moises,ou Moshe,
A seta que estava certa,o amor de um Pai falando de um filho,de toda uma cultura que está em mim desde o tempo de criança e da sorte,da benção
 que venha doce como o Fruto da Amizade


Mergulhados
No mel deste amor !!
A Gut Yor!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário