segunda-feira, 2 de novembro de 2015

A cigarra é Irreverente ou Resiliente?

Desde pequena sempre me impressionou a Fabula de Esopo,atribuida tambem à La Fontaine.
A Cigarra e a Formiga.
Na Historia a Cigarra Irreverente passa a vida flanando,sem muita responsabilidade,cantando.
A Formiga trabalhadeira constroi e armazena sua comida para o inverno que se aproxima.Previdente,incansavel,lá vai ela catando gravetos e folhas para sua comunidade,que por sinal tem muitas regras e Isso É uma Historia que fica para uma outra vez!
Eu particularmente sempre briguei com Elas por danificarem meu jardim,que é meu mundo encantado,meu coração semeado.
São engraçadas na sua persistencia,sem permissão invadem meus canteiros ,mas ve-las trabalhar com tanto afinco enternece.Gosto de manda-las embora sem veneno,sem matança.
Já as cigarras foram sempre a musica da noitinha,com meus filhos encantados pela manhã ao coloca-las na caixa.Quantas você Pegou??Quase sempre uma caixa de sapatos pela metade.
Grudadas nos troncos das arvores,simbolizavam a morte de quem canta muito sem criterio,sem obrigação e sem responsabilidade .
Na Fabula ela vai faminta pedir ajuda à formiga prepotente !Esta responde:Não cantou?Agora dance!!
Meu pai diria que esta foi a a Sentença de morte .
Sim,foi assim,que na vida a Cigarra tomou o papel de transloucada,Inutil,desmiolada.
O final,para quem seguiria seus Passos :- A Sentença! .
Julgando como Esopo,La Fontaine,a Formiga se torna heroina do trabalho organizado,uma lider das outras que obedecem seu rapido caminhar.Vai e vem!!!Vem e Vai!
Podemos imaginar que ficaram divididas em classes sociais diferentes.
As Patricinhas e a classe dos trabalhadores.
Na mente de uma criança Existe apenas o encanto da melodia que anuncia o fim do Dia e a noite










,o verão,a alegria.A formiguinha,tão engraçadinha,transformada em bordados,seguia seu caminho.Admimira-la na sua rotina deixa o sonho de criança povoado de movimento com suas folhinas no dorso de seu corpinho.E nesta repetição conquista a fama de esforçada.
Mas como a vida tem suas surpresas e como diz o Rabino Nilton Bonder em um de seus espetaculares livros:Parece Mas não É,pois há o oculto no aparente.
Neste oculto a pedinte Cigarra como diz Bocage,fala:Amiga,prometo a fé animal pagar-te antes de Agosto os juros e o principal.
Como sabemos a resposta Foi a Sentença.
Cantou?Agora dance!
E lá vem o oculto!!Um Biologo dando entrevista no SPTV,canal que assisto na chacara,conta a invasão das cigarras nos jardins do interior de São Paulo.Seu canto melodioso tão forte que perturba
As salas de aula no periodo noturno e impede moradores de ter um sono tranquilo.


Que estaria acontecendo com as cigarras?Uma revolta?Um desepero?Um apelo?
Enfim Ele responde e Assim tira para sempre minha imaginação infantil e quse culpada,minha Fantasia que oculta o aparente







Nossa cantora.
Começa ,diz ele,que cigarra não Canta!!([que surpresa)
Esse som É a vibração de sua barriga para sair da velha casca.(Seu passado ?)
Depois de conseguir essa proeza,desce ao pé da arvore para uma nova vida em busca da seiva.
Deixa sua casca ali,no tronco.(eu surpresa)
Fiquei encantada com a entrevista!!
Deduzi que a Cigarra Tão mal falada é uma Resiliente
Jamais uma  Irreverente!
Que nesta transformação ensina todos a reinventar-se.




A Sentença da morte fica anulada.
A Palavra É Renovar!!
Vida!!
A Cigarra Irreverente sempre Foi Resiliente!!

2 comentários:

  1. Ė verdade, a velha cigarra abandona e ela própria e surge uma nova. Uma lição da natureza, reinventar-se!

    ResponderExcluir
  2. Muito tempo pensei que a Cigarra erá Apenas cantora e agora vejo que É exemplo!!
    Como cantam os Hoje :Call me irresponsable

    ResponderExcluir