segunda-feira, 30 de maio de 2016

Estreito de Gibraltar e Malaga O

Navegávamos em direção ao Estreito de Gibraltar.Em 2013 o comandante fez uma surpresa para os passageiros e foi à meia noite.Minha prima Daisy ,minha amiga Rosa e eu nos juntamos à Cosett e Cláudio,que com sua máquina de fotografou  a incrível  experiencia.
Foi espetacular ver a fileira de luzes de Marrocos à direita e de Espanha à esquerda.Enquanto tomávamos uma boa sopa no Solarium e conversávamos!!As amizades que fizemos aquele ano e nos outros permanecem vivas e bem próximas.Este ano Gibraltar foi de madrugada e por causa do frio acredito que poucos subiram.Vi da janela.Uma neblina cobria a paisagem
Com 14 km de largura e muito movimento,precisa de perícia e exatidão para esse momento.
O Estreito de Gibraltar apesar de estar na Espanha pertence à Inglaterra.
Não sei como é essa convivência em solo.
Sei que existe uma montanha só de macacos e dizem que o dia que se forem estarão livres da Inglaterra e das libras esterlinas,pois lá não se usa euros.
Lendas à parte,fica nossa curiosidade em saber que esse estreito foi chamado na antiguidade de Pilares de Hércules.Justamente pelas colinas que se erguem nos dois lados.
Existe um projeto de ponte,mas como por ali passam muitos navios teria que ser elevadiça é muito cara.
Assim,passando,vamos ao encontro do Mediterrâneo ,que se parece tão plácido e de cor mais forte.Fico observando as espumas que se formam nas laterais.
Era 22deAbril quando chegamos em Málaga com um sol maravilhoso.
Por certo a Costa do Sol nunca decepciona!!
Malaga tem um Porto Belissimo ,bem estruturado,com vidraças,escada rolante e lojas boas.
Muitas são as praias desta cidade simpática,habituada pelos Mouros por longo tempo.800 anos.
A mistura do barroco Espanhol com o legado árabe encanta com seus balcões de ferro,azulejos decorados,lampiões e calçadas de pedra.A rua principal é toda de mármore e tem lojas de grife.
No ano passado fui com Ana para Marbella e Puerto Banus.Sao lindas e famosas.Tenho documentado no meu blog de 2015.
Agora era curtir Malaga!!!
Descemos com nossa amiga cantora Priscila e fomos em busca de novidades.
Estava tendo o festival de cinema e um lindo tapete vermelho cobria a avenida de marmore.Fotos para o Red Carpet.
Ao lado dos lampiões enormes pirâmides de petunias e gloxinias.
É a segunda maior cidade da Andaluzia .Lembro de meus país visitando produtores de vinho local que era o famoso Jerez,Lopes Hermanos.É um tipo Madeira e eram servidos dos tonéis .
No entanto não bebo ,mas adoro a comida espanhola e sentamos em um restaurante simpatico,com umbrellones na rua estreita que vai dar na Plaza da Catedral.
Ali saboreamos uma deliciosa Paella Valenciana e depois churros .Priscila e Ana com chocolate e eu com capuccino .Comprei ao lado,amêndoas salgadas para trazer e torroones com pistache.Tambem Pinoles para fazer Al Pesto.
As meninas faziam amêndoas doces em grandes tachos de cobre e adoraram fazer pose para uma
foto.
As Espanholas são lindas.Cabelos pretos,olhos castanhos claros e cílios imensos.Lembro sempre de minha mãe e de Dirce.
Fomos caminhando pelas ruas e descobrindo vitrines até chegar na Catedral.Ela é de vários estilos e por ter ficado com uma torre só,seu apelido é Lá Manquita.(a maneta)Linda por dentro,com esculturas de artistas famosos,como a Pietá.Nossa Senhora das Vitórias é a padroeira deste sagrado recanto,onde o órgão imenso nos deixa absorvidos pelo grandioso .As cadeiras dos bispos em madeira esculpida,Nossa Senhora do Carmo entre todos os Santos belissimos .
 Em 2014 tínhamos visitado as montanhas com alfazema é uma linda vista do Castelo de Gibralfaro.
Desta vez foi o teatro Romano de Alcazaba que me chamou atenção.
Dizem que Alcazaba era o nome que se dava à pequenas cidadelas mouras.Eram completas com piscinas,saunas,jardins e além do palácio o teatro.

A cidade cresceu e ali está o teatro !!!Lindo,histórico ,de pedras ,contrastando com as ruas floridas.
A casa onde nasceu Picasso fica numa rua pequena .Bem interessante.
Malaga sem duvida nos encanta!!
Acabar a tarde observando o movimento das carruagens e troles enfeitados,os jardins magníficos,a praça de Obispo onde os cafés com música e pessoas cantando trazem um ar romantico.
A arquitetura da Andaluzia é muito delicada com seus gerânios pendendo das sacadas de ferro.
Um lugar para voltar sempre!!!
Esta noite foi nossa apresentação do  Coral.
Poderia acontecer das pessoas estarem ainda entrando no navio e ter pouca audiência .
Mas quando começamos uma unidade se fez como um passe de mágica e foi tão sonoro que todos pararam para ouvir.
Meu coração estava feliz em cantar novamente,pois desde os tempos da minha turminha do Guaruja ,não cantava assim.Nos tempos do violão!!Hoje canto na missa,mas nunca em um Coral.
Foi real e ao mesmo tempo Fantastico.
Priscila trouxe para todos nós essa alegria e nos conduzia com seus gestos de maestro!!
Assim naquele Centrum onde grandes artistas se apresentam nossas vozes ecoaram:
Blue Moon.....
É a lua lá fora nos admirava!!