terça-feira, 13 de junho de 2017

Catedral de Palma De Mallorca

Foi um passeio interessante subir a imensa ladeira para chegar à Catedral .Lires e eu fomos nos divertindo pelas lojas com bonecas tipicas, sandalias, espadrilhes maravihosas.Comprei bonecas para minhas netas Maria Luiza e Clara,Touro para Andre .A conversa do vendedor era tão boa que quase a sacola não daria.Eles são  engraçados e este falava muito,dizendo que no Brasil só tem mulheres bonitas e que voltaria conosco!!A mulher dele olhando!
Mas na Espanha temos que acostumar com esses gracejos .é o jeito deles.Uma festa constante.Quando querem comentar que está bom ,falam:Vale!!
A catedral se situa em um pequeno promontório e as escadas são imensas portanto muito sábio e pratico fazer a volta pela rua paralela,com inúmeras lojas de perolas onde fomos entrando e comprando.
Usamos a porta  lateral. Por ali não se tem ideia do quanto de riquezas vamos encontrar.O ingresso é pago.
Esta catedral  foi consagrada como igreja católica no reinado de JaimeI. Dos seculos XIV ao XVII foi sendo remodelada por vários arquitetos.Mas a principal reforma foi com Gaudi  no seculo XX
.Ele trabalhou de 1904 ate 1914 para tirar o altar original e coloca-lo no meio,  onde fez com sua genialidade um dossel fabuloso.Podemos olhar sem cansar vendo ao fundo a roseta de vitral .A luminosidade que faz destaque na obra de Gaudi .Eu particularmente adoro tudo que nos deixou como legado.Amo Parc Guell,Sagrada Família ,Casa Milà em Barcelona .Mas não esperava a surpresa deste gênio dentro da catedral.
Um espetáculo que se completa com a luz do sol dando enfase.Linda também a rosácea que se encontra na frente da catedral,acima da porta gótica.la mede 11m,de diâmetro e no seu interior de ve a estrela da manhã, que é o símbolo de Cristo .Com as outras rosáceas ,formando 61 vitrais,beirando a nave central belíssima.Conta com 20 capelas, dedicadas à Nossa Senhora e vários santos.
Apesar de vários estilos o que predomina é o gótico.
A rosácea do Presbitério é uma das maiores do mundo.
Capela Real,Capela da Santissima Trindade onde se encontra os sepulcros de JaimeII e III.
Santa Eulalia,protetora de Barcelona ali é lembrada.
No museu varios Icones de santos.
Um lindo crucifixo de ouro toma a parede do fundo com sua imponência.
Ao lado as relíquias de São Sebastião.
O claustro fica ao lado esquerdo e muitas pessoas esquecem de visitar,mas é imperdivel.
Suas colunas formando arcos,seu pátio com o romântico poço artesiano nos faz voltar no tempo.
Na saida varias lembranças,medalhas,orações.
Sempre compro.Principalmente São Jorge padroeiro da Catalunha.,Bem na frente dos jardins uma escultura maravilhosa de Mirò.Palma tem a Fundação Mirò,mas não tínhamos tempo para ver!!
Caminhamos pelas ruas floridas com arvores de um tom cereja com um perfume delicioso.Ali se encontra o Palácio de Almudaina.
Uma construção imensa de tijolos à vista dando para a bahia de Palma.
JaimeII a transformou em Alcazar Real depois dos mouros.
Tem um extensão de 20.000 metros quadrados rodeada pelos belos jardins com fontes e flores chamado L"Hort del Rey pois era horta do palácio.
Vem então o Parc Del Mar.
Realmente andar por esses  recantos ,apreciar os coches de diversas cores levando turistas à passeio vai além do que imaginava ver.
Na Plaça de La Reina com uma bela fonte encontramos o restaurante que nos chamou atenção pelas mesas na calçada e descontração.Ombu.
Sentamos exaustas e saboreamos um delicioso pan con tomate e Jamon Serrano.
Fico louca de vontade de uma sangria mas com não bebo então fico na Coca zero.
Ali pode-se comer batatas bravas e tapas de todo tipo.Muito bom e acolhedor.Perto de El Born
Caminhando para reencontrar o Bus Service do navio tiramos fotos e mais fotos daquele cartão postal.
A catedral,os jardins e o mar aqui embaixo.Os coches coloridos.
De fato Palma de Mallorca me impressionou e cativou.
Vesti um casaco bem quente com paschmina e fiquei esperando a saida.
Fotos!!Mais fotos!!
A música,Bocelli e o apito!!
Lá vamos nós!!!
As Baleares se despedem !!
PUUU!!!
PUUU!





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário