domingo, 25 de julho de 2010

Não ter Pena, mas sim Admiração

Um dia deixei minha terapeuta chocada quando lhe disse não ter pena.
Pena é humilhante,depressiva,deprimente.
Parecia não combinar comigo aquela afirmação, pois sempre estou ajudando,colaborando .
Cuidei de doentes,abracei causas desde a escola e quando pequena fundei um clube que era para arrecadar leite para crianças de Tremembè.Fazia um chá de bonecas e cada uma das amigas pagava com uma lata de leite Ninho.Devia ter 9 anos.
Mais tarde muitas rifas foram feitas para remédios,passagens para realizar sonhos.
Esta mesma pessoa não tem pena?Não.
Tenho Admiração!Pelo doente que quer viver,pela paralitica que quer andar como minha avó,pelo menino que quer conhecer Disney.
Ontem me deparei com esta realidade bem pertinho de mim.
Osmar Santos frequenta o mesmo Shopping que eu.Anos à fio o vejo na cadeira de rodas
cuidadoso em rir para todos,ser simpático,independente.
Quando começou na suas descobertas,eu o via no cinema,na galeria de arte.Começou à pintar e fui na exposição que fez.
Faustão,apesar de não ser meu predileto,apresentou um clip onde mostrava os quadros de flôres de Osmar Santos.Fiquei encantada!
Pois bem,ontem ele chega com a mãe,na Praça da alimentação e sai da cadeira de rodas e vai caminhando até a mesa.Já sentado, olhou para mim com um grande sorriso.
Parecia dizer:consegui!Lembrei de minha avó que 18 anos ficou na cadeira e começou à andar comigo.Cada passo um sucesso!Voltou à andar à cavalo, nadar,só guiar não era seu objetivo.
Disse à ele:Vi seus quadros.Estão lindos!
Ele falou com dificuldade:Peintuurrr
É linda sua pintura.Reforcei.
Minha mãe!!
Muito prazer.
Almoçava com uma amiga e depois ela me perguntou:Você teve pena dele?
Não,admiração.
Por cada conquista,cada vitória.ComV maiusculo.
Muitos não entendem.Não há nada mórbido,mas um movimento de reerguer.
Meu neto ajuda na aula de musica uma menina com sindrome de Down.Acho que descobre nela que tarefas simples para ele,são dificeis para ela.Mas admira com certeza sua força de vontade.
Muitos vivem sem dar valor aos pequenos milagres.
Quando algo nos deixa com este sentimento chamado:Pena,vamos reagir e transformar em admiração e aplaudir o esforço da Conquista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário