segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia de Sant'Ana

Hoje é dia de Sant'Ana,padroeira da cidade que me acolheu desde que me casei, onde tenho muitos amigos queridos e onde nasceu minha nora.Vargem Grande do Sul.
Lá está um grande pedaço de mim,na minha história.
Sant'Ana é madrinha dos ourives,protetora das costureiras,parturientes e os Bandeirantes saiam com sua imagem para Minas.Não podemos esquecer que foi quem ensinou tudo à Maria,sua filha.Ela é Avó de Jesus.
Pois então hoje comemoramos o Dia da Avó.
Avó é para mim uma palavra que tem o som mais doce e delicioso .
Minha avós foram mulheres guerreiras num mundo onde eram vistas como frageis.
Elas eram fortes.Cada uma com sua maneira de ser.Vovó Gertrudes,mãe de meu pai era destemida,pioneira, saiu do interior de São Paulo para ver os filhos mudarem o rumo da história.Da sua coragem ,nasceu um grande advogado.Mais tarde Procurador da Republica.Nasceu a linda e generosa Tia Terezinha.
Dela, os primos que adoro.
Lembro das mãos macias de minha avó passando nas minhas costas para que eu adormescece.Das mãos que enrolavam o gnhoque mais leve que comi,das mãos que plantavam "sapatinhos de Nossa Senhora""Amor Agarradinho" e nos dava nos vasinhos.
Vovò sempre reinvindicou seus direitos .Minha avó Lulú nunca.Mas tinha sua personalidade forte, marcada pelos cabelos curtos e uma linda mecha branca.Usava calças compridas, fazia poesia,tricotava sem parar.O dia que via seu vulto magro e elegante à minha espera na saida da escola era dia de festa.Passeavamos pela praça e nos enveredavamos pelas casas abandonadas de Higienopolis.Nunca vi o perigo nesta aventura, pois a segurança que me passava era total.Tinha uma gostosa gargalhada,adorava jogar baralhos e as duas brigavam em cada ´jogo.As duas avós.Companheiras,me ajudaram na tarefa de ser mãe.Faziam seus canteiros na chacara, rezavam na capela,tricotavam .Meus filhos tiveram o grande premio de ter avó e bisavós.Que doces lembranças!Vovó Gertrudes tinha mania com doce de cidra e vovó Lulú
com doce de leite!Mas, havia cidra e leite para as duas!
Minha mãe escrevia livros para os netos,tinha uma preferencia que não escondia.
Fazia fantasias para o mais velho,levava todos para lindos passeios pela floresta encantada do" mundo do faz de conta".
Dificil ser avó assim, com esses dotes de todas elas.
Mas a doçura de ser avó me faz lembrar que passa rápido cada fase.Do bebê de ontem já temos um grande argumentador.Talvez seja no futuro um grande advogado.
Suas mãos macias seguram nas minhas para me proteger e esqueço então o tempo!
Leio historias, canto, brinco e me torno melhor.
Ser avó é se transformar num ser humano melhor.Mais compreensivo, sem cobranças e muito mais sensivel.Talvez atitudes que não entendia nas minhas avós,hoje se tornou um replay.Entrar no mundo infantil,sabendo que o movimento de crescer,aprender será expressivo e rápido.Ter em mente que o adulto de amanhã hoje brinca no parque com você e te surpreende pelas frases,humor e muita agilidade.Esse tunel do tempo faz e traz nossa complacencia.E por isso avós são permissivos,tolerantes.Donos da indulgencia!Avós precisam se policiar para não interferir na educação dos netos, pois o tempo nos deixou assim .Tolerantes!Flexiveis!
Afinal temos muito para contar e fazendo um retrospecto a seriedade exagerada não leva à lugar algum.
Portanto aproveitemos o doce presente em ser vovós e que tenham paciencia conosco nossos adorados filhos,pois um dia vocês tambem vão rir de tudo isso!
Para todas minhas amigas que já se beneficiam deste mundo maravilhoso,parabens!
Vamos ser crianças outa vez!!!

Um comentário:

  1. Oi,Vera,que pena que o meu comentário sobre a amizade não deu certo.Mas hoje li sobre as avós e isto me enterneceu muito,pois tb me fez lembrar com saudade a figura da nossa avó, a vó Lódia( como o Sergio a chamava).E logicamente a linda e maravilhosa vó Ina,apelido dado pelo Sergio,sempre criativo e preguiçoso pra falar, mas nem por isso menos carinhoso.Vc tb as conheceu e pode conviver um pouco com essas criaturas especiais.É muito bonito como vc se referiu às suas avós e depois passou para o seu papel de avó,tb importante na vida do seu lindo neto.Apesar de toda a modernidade que nos rodeia,acho que nós todas ,deste clubinho adocicado,continuamos a tradição das nossas avós,principalmente pela ternura e aconchego com que procuramos envolver os nossos diletos e amados netinhos ou netões.Acho que merecemos sim as homenagens amorosas da nossa turminha querida.E que Sana Ana e S.Joaquim nos mostrem sempre o melhor caminho e nos abençoem na importante missão que nos foi confiada.Beijos com o carinho da vovó colega
    Suely.

    ResponderExcluir