segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sou um ARTISTA não me pergunte por que..

Esta frase está escrita em um simples lápis que comprei na Pinacoteca um dia.
Adoro ir ver as exposições,vasculhar a lojinha,chorar de emoção ao ver um quadro que admiro.Fiquei horas indo e vindo na de Margaret Mee.Chorei muito no Fine Arts de Boston ao ver:Two Calla Lillies de Georgia O'Keeffe
Comprei então o lápis e coloco bem rente à fotografia de meu neto André que ama desenhar.Fica ao lado do computador e vejo todos os dias aquele frase de afirmação:Sou um ARTISTA,com letras grandes.
A pintura e o desenho fizeram parte da minha vida desde criança e falo nisso no texto que enviei para o livro"Nós Mulheres".O pincel foi meu amigo, meu terapeuta,minha alegria. O titulo é:Pintando a Vida(me inspirei numa caixa de lápis que ganhei )Tenho uma foto de meu pai com meu primeiro quadro na mão,muito orgulhoso.Imagine se ele visse o bisneto ganhando pela terceira vez o concurso do America na categoria de 4 à 6 e ele com 4!Uma cidade tão grande como São Paulo!O tema :Esportes.
É muito doce ser avó e apesar de morarmos longe um do outro quando nos encontramos é um sonho para mim.Fazemos massinha,com o molde "I love you" (uma forma de torrada) Distribui para todos.Fica horas desenhando no restaurante.Então disse à ele:André o pincel é um grande amigo.Quando estamos com o lápis ou com o pincel nunca estamos sòzinhos.
Ele respondeu :Como a música vovó,o instrumento é o amigo!
Penso que artistas nascem já assim.Ter amor por formas e côres e representar a realidade no papel,no som de uma musica.No fim de 2010 sentado na varanda da chacara desenhou os desejos de cada um na sua lousa com giz.O que você quer que aconteça?
E a vida na sua ciranda,faz um gesto de magia .
A magia de sonhar!
Se você deseja,sonhe!
Se não for com você, se realizará na próxima geração.
Como meu tio Mario que queria tanto tocar violino e precisava trabalhar desde cedo.Hoje seu neto Gabriel toca divinamente!
A arte vem até nós e faz elos,traz referencias e acima de tudo nos renova para uma proxima criação.Não me admiro de Rodin ter se apaixonado por Camile.Deve ter sido um amor louco,sem muita razão e bastante turbulento,mas fez com que cada um criasse obras como:O Beijo!Cada um fez da sua maneira e para nós o privilégio de duas esculturas.Apaixonantes e apaixonadas.Olho então meu neto fazendo cabelo de massinha sobre a escultura de um casal dançando que tenho na mesa e penso:Quem serão eles?
Talvez além de dançar gostassem de pintar ou esculpir.
Mas, o importante é não parar!
Não desistir!Criar!
Serei então Vovó Coruja mais uma vez ,vendo Mauricio de Souza entregar os premios à André pela terceira vez.A terceira de uma serie de premios que com certeza receberá por seu talento artistico.Mas esse ainda poderei ver e chorar de emoção como quando choro vendo os quadros de meus pintores prediletos.
Olho o retrato ao lado:André me observa escrevendo.Bem rente o lápis que afirma:Sou um ARTISTA,não me pergunte por que...
FÉ criativa é assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário