terça-feira, 26 de julho de 2016

A arte e o presente de ser avó

Hoje celebramos o Dia de Sant'Ana avó de Jesus e em consequência disso o de São Joaquim.
Foi Ela que ensinou Maria Santíssima à ler e escrever e vemos isso nas imagens e pinturas .
Que privilégio poder ensinar Maria.Ser mãe da Mãe Admiravel!!
Penso nas mãozinhas que na certa afagavam as de Santana como as de minha neta afagam as minhas.
Digo:Esquenta a mão da vovó!!E com aquela meiguice linda,vai acariciando as mãos  pintalgadas da vovó.Maos que já trabalharam,ensinaram,cozinharam,acariciaram,escreveram,pintaram e foram tão usadas que receberam estrelas pintadas de condecoração.Sem tatuagem foram tatuadas.
Uma grande amiga,D.Lilica escreveu o livro :Maos!
Significativo e maravilhoso.
Vejo as mãos da pequena Maria com enlevo especial.As de Santana também !!
Mas a arte de ser avó não fica apenas no presente que vem de graça na Graça de Deus.
Como diz Raquel de Queiroz,nossa saudosa romancista,vem com o tempo.
Na mocidade,onde a energia está plena,os filhos recebem nosso amor misturado aos nossos acertos e erros na disciplina,no decorrer do dia à dia.Nos horários ,no corre corre.
Na idade que avança com o fluxo da vida,nos tornamos mais compreensivos,com menos regras ,o que gera a personagem que neste dia é homenageada.
A avó!!!Sem regras,com um amor acima do esperado ,vai nascendo essa criatura doce,singular,única.
A vida dá à luz uma nova dimensão que motiva continuidade ,que lembra seus filhos pequenos,adolescentes.
O presente do Presente momento.Um processo de sabedoria ou de magia.Milhas acumuladas !
Um Ser que ao te olhar traz uma revisão de valores no meio das cores do amanhã .
Mas a arte de ser avó também tem suas manhas,seus truques ,seu segredos.
O observar sem interferir,noconvívio com certo cuidado,uma espera sem melancolia,um amor incondicional .
O amor em si.Na essência .Mais lapidado que na juventude.
O mesmo que oferece apesar de.Nao por causa de.
Neto recebe como recebemos do Universo .
Minha experiência com  minhas avós foi incrível .
A delicia de ser neta foi a riqueza da minha vida.
Da avó paterna a neta mais velha e da avó materna neta única .
Elas me acompanharam em todos os momentos.Bons e não tão bons.
Dispostas à tudo,por um amor incomparavel.
Receberam assim,o grande presente de se tornarem bisavós.


Tem estrela maior que essa?
Medalha de campeã !!!
Com elas aprendi tricotar,fazer pratos que eram receitas de família,plantar,podar.
Plantar um jardim de sonhos,não desistir nunca é prosseguir mesmo na tempestade.
Passar um apagador nas mágoas e colocar no lugar o perdão é a fé.
Sempre atentas,um pouco competitivas entre elas foram as mestras do saber ser.
Uma escola como essa é dádiva !!
Mas foi assim .
Lembranças de frases,de conduta,de postura.
Muito religiosas me passaram esse Gen abençoado.
Assim como a poesia  de vovó Lulú ,a determinação de vovó Gestrudes.
Mas para chegar lá ainda tenho muito para caminhar.Aprender!!
No presente aproveito o crescimento de meus netos,cada um de sua maneira e me sinto feliz em ter
Esse upgrade!!
Deus fez as avós em um momento de inspiração !
Portanto só tenho que agradecer!!

4 comentários: