sábado, 16 de julho de 2016

Um Hiato para duas queridas!!

Sim,,hoje vou fazer um hiato no meio das aventuras de viagem para celebrar duas queridas.
Nossa Senhora do Carmo e minha mãe Carmen.
Nossa Senhora do Carmo entrou na minha vida quando no altar meu primo Monsenhor Expedito ,depois cónego do Papa ,realizou meu casamento .
Ele pediu a proteção de Nossa Senhora do Carmo naquela tarde onde as mimosas amarelas se misturavam às angélicas e Iucas..
Do perfume das flores ao olhar dos entes queridos,ele me consagrou para sempre.
Em visita mais tarde ao Carmelo do Jabaquara com minha amiga Katia recebi o escapulário que levo comigo até hoje.
Mais tarde,por força do destino,entrando na minha casa uma empregada portuguesa ,que tinha sido Carmelita,volto à participar deste hino à Mãe do Monte Carmelo.
Sendo sua madrinha ,colaboro para sua entrada no convento ,faço o enxoval e recebo a honra de ser pela Superiora ,chamada Benfeitora do Carmelo.
E lá se vão  histórias,onde Santa Tereza DAvila me conduz para muitas caminhadas
Onde Santa Teresinha me aguarda sempre com seu doce olhar e me ensina com sua candura.
Neste dia tão lindo,minha mãe nasceu.
Minha avó a consagrou,
Teria hoje 92,e acredito que com a medicina tão adiantada teria chegado aqui.
Mas não deu.
Enfim,dela somos todos saudosos e muitas heranças se espalham,desde a vaidade até o escrever.
Mamãe,com seu temperamento forte,descendente de Portugueses ,Espanhóis,Brasileira e Paulista quatrocentona e Peruana de coração,pois minha bisavó por acaso ,Carmen,nasceu lá.
Nesta mistura a curiosidade de aprender,saber,nunca deixar sua opinião esquecida.incomparavel com seus pratos bem temperados.Com seus brincos enormes!
Linda,morena de cabelos negros e olhos castanhos,exuberante em todos os momentos.
Quando se tem uma pessoa forte assim como mãe,não é fácil mas é uma grande lição .Discutiamos muito e hoje vejo que ela sempre tinha razão.
Não deixar ,não desistir,prosseguir.
Das risadas ao tempo de torturas com a quimioterapia ,nunca a vi esmorecer.
Certo dia na chácara,já bem fraca ela ouviu :Estou na descida da montanha !
Olhou o interlocutor e disse:Pois eu estou na subida!!!
E nesta persistência nos ensinou que há uma fagulha que pode nos mover!!
O amor!!
O amor à vida,à família,aos interesses vários.
Ser eclética  e atualizada .
Não era dada à grupos formados,fofocas,banalidades.Mulheres reunidas.
Tinha na mente seu foco e cada vez mudava o rumo dele.
Leitura era sua paixão ,assim como escrever.
Viajar,conhecer,conhecer!!!
Portanto acredito que essas sementes ficaram em todos nós!!
Repetimos sem perceber.Nesta  repetição que não é imitação ,eternizamos o que recebemos de graça!!Um Gen é um presente!!!
Me achava carola,e então como dizia que só puxei o lado italiano,coloquei todos os padres e freiras da sua família na conversa.Foi então que toda carolice foi desculpada!!
Amorosa,irreverente,fez com meu pai uma dupla inesquecivel .
Enfim,hoje apagaremos velinhas no coração e na canção!!
Feliz Aniversário !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário